Você está aqui: Página Inicial > Campus Paraíso do Tocantins > O Campus > Ensino > Laboratórios

Laboratórios

por Diretoria de TI publicado 22/11/2017 11h10, última modificação 22/11/2017 16h21

Laboratórios da área de alimentos 

Os Laboratório de Análise de Alimentos, Bioquímica e Microbiologia são ambientes de ensino aprendizagem e de apoio pedagógico, que visam estimular o estudante para a construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais. 

Laboratório de análise de alimentos e Bioquímica: Análise de umidade, Análise de cinzas determinação de atividade de água, análise de densidade, Protídeos – Método de Kjeldahl clássico; Determinação de sulfatos, iodo adicionado na forma de iodeto; Determinação de lipídios pelo método de Gerber, índice de iodo pelo método de Wijs, identificação de ácido ascórbico, dentre outras atividades..

Laboratório de microbiologia: Visualização de células e Microrganismos em Microscópio, determinação de mesófilos totais, bolores e leveduras; Determinação de coliformes totais, coliformes termo-tolerante, determinação de salmonela, dentre outras análises.

 

Laboratórios da área de Meio Ambiente

Laboratório de Saneamento (Laboratório de Análises Físicos- Químicas de Águas e Esgotos) e Laboratório de Microbiologia de Águas e Esgotos, ambos tem como objetivo atender a demanda das aulas práticas, pesquisa e extensão. Desenvolvemos atividades de atendimento aos docentes e discentes, Apoio e suporte técnico especializado aos Docentes e Discentes, Supervisão de estágio, Aulas práticas, Atividades de Pesquisa e Extensão, Coleta de amostras de águas e esgotos e Análises físico- químicas e microbiológicas de águas e esgotos.


Laboratórios de informática

Os laboratórios de informática são modernos e atualizados constantemente. Todos eles são climatizados e possuem quadro branco e projetor fixo possibilitando assim, um padrão de sala de aula normal, com o acréscimo das máquinas com internet para uso nas aulas. A manutenção é realizada periodicamente ou quando solicitado pelos usuários junto a Coordenação de Gestão em Tecnologia da Informação. 

LABIN 02 – SOFTWARE: O laboratório está equipado com 24 máquinas, atendendo 24 alunos regularmente e suportando a quantidade máxima de 30 alunos.
LABIN 03 – SOFTWARE: O laboratório está equipado com 24 máquinas, atendendo 24 alunos regularmente e suportando a quantidade máxima de 30 alunos.
LABIN 04 – SOFTWARE: O laboratório está equipado com 42 máquinas, atendendo 42 alunos regularmente e suportando a quantidade máxima de 50 alunos.
LABIN – HARDWARE: O laboratório está equipado com 20 máquinas para aulas do tipo montagem e manutenção, suportando no máximo 20 alunos, sendo que o mesmo é de uso exclusivo
para alunos de informática.
LABIN – REDES: O laboratório está equipado com 15 máquinas, suportando no máximo 25 alunos, sendo que o mesmo é de uso exclusivo para alunos de informática.
LABIRINTO - Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial do IFTO: Laboratório para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão em temáticas como robótica, aplicações de inteligência artificial, aprendizado de máquina, internet das coisas, automação, interação homem-máquina, visão computacional, e processamento de imagens.