Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO participam do Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Empresa Júnior

Notícias

Estudantes do IFTO participam do Encontro Nacional de Lideranças do Movimento Empresa Júnior

Evento ocorreu na cidade de Itu-SP e reuniu mais de 800 participantes
por publicado: 15/02/2024 09h22 última modificação: 20/02/2024 15h43

Quatro Empresas Juniores (EJ’s), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO): Engeagro Jr (Campus Araguatins), Agro Jr (Campus Palmas), Cap (Campus Gurupi) e Campos Jr (Campus avançado Pedro Afonso) viveram uma experiência de imersão em vivência relacionadas ao empreendedorismo juvenil, durante Encontro de Lideranças (EDL) do MEJ - Movimento Empresa Júnior, na cidade de Itu-SP. O evento reuniu mais de 800 participantes de vários estados do Brasil e ocorreu no período de  31 de janeiro a 02 de fevereiro. 

Para o estudante da unidade de Araguatins do IFTO e diretor Comercial da Engeagro Jr, Elson Martins Neves, o momento foi importante para a articulação com EJ's modelo, além de fortalecer o networking. "E esse foi meu primeiro evento do MEJ - Movimento Empresa Júnior. Durante meus oito anos de IFTO, participei de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Participei de congressos científicos, dias de campo, visitas técnicas, programas de imersão, representações estudantis (CONSUP, DCE, CF, Grêmio). De modo geral, todas essas participações foram fundamentais para o Elson hoje, mas participar do EDL24 foi diferente. Iniciando pelo tema do evento 'Mostra a tua cara Brasil'. Para nós jovens que gostamos do novo, o EDL, é o lugar. O EDL é vivo, mutável e incomparável. Viver o EDL, é viver a transformação", comemorou o estudante.

A diretora presidente da Engeagro Jr, Fernanda Alves da Silva, também de Araguatins, ressaltou a importância do evento. “Participar do EDL 24 foi uma experiência extraordinária e inclusive abriu bastante a sua mente para melhor trabalhar com sua equipe, sem contar no networking que o evento proporciona. É sensacional e com certeza deixa sua marca em cada um dos empresários juniores. A Engeagro Jr, é pioneira no Campus Araguatins. Em 2024, suas metas   se concentram na consolidação e prestígio da marca”, declarou a estudante.

A  presidente da Agrojunior da unidade de Palmas, Jennifer Curvina Almeida,  também fala sobre a participação do evento com muito entusiasmo. "O Encontro de Líderes do MEJ foi, sem dúvidas, uma das experiências mais fantásticas que já tivemos em nossa vida. Foram 3 dias imersivos que reuniram aproximadamente 800 jovens lideranças das mais diversas universidades do Brasil, a fim de desenvolver o espírito empreendedor e compreender o nosso papel enquanto líderes frente aos desafios de 2024. Ser uma das lideranças do MEJ me permite aprender todos os dias sobre vivência empresarial e lideranças e o EDL abriu um leque de oportunidades e conexões entre a nossa EJ e Federação do Tocantins!", frisou Jennifer. 

Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, professor Stefan Oliveira, “A participação dos empresários juniores do IFTO em eventos como o EDL é fundamental para que sejam capacitados, por meio da vivência, sobre as melhores práticas de gestão de EJs, além de favorecer para o fortalecimento e a disseminação da cultura da inovação e empreendedorismo no âmbito do IFTO.”

Já a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFTO, Paula Karine Amorim, afirma que o incentivo ao empreendedorismo juvenil visa o atendimento de uma demanda institucional. “O investimento em ações de mobilização estudantil em prol do empreendedorismo faz parte da política institucional em atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Política de Inovação do IFTO. Assim, procuramos apoiar as iniciativas que têm um impacto transformador na vida dos estudantes, impulsionando seu desenvolvimento profissional e fortalecendo o papel das instituições na sociedade. Acreditamos que a participação dos nossos estudantes no EDL favorece a formação acadêmica por meio da experiência profissional e empresarial e com vivências do mercado de trabalho ainda em ambiente acadêmico”, disse a pró-reitora. 

Empresas Juniores no IFTO

No âmbito do IFTO há um regulamento que estabelece as normas e diretrizes que regem a criação, o reconhecimento e o funcionamento das Empresas Juniores, que pode ser conferido aqui. Interessados em saber mais sobre o assunto, deverão procurar o Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Soluções (NEEDS), da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, ou pelo e-mail needs.reitoria@ifto.edu.br .