Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treze estudantes do IFTO são classificados para a 2ª fase da Olímpiada Brasileira de Biologia

Notícias

Treze estudantes do IFTO são classificados para a 2ª fase da Olímpiada Brasileira de Biologia

A 2ª fase está prevista para ser realizada no dia 28 de abril.

por publicado: 22/04/2019 10h07 última modificação: 22/04/2019 10h35

Treze estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da unidade de Araguaína foram selecionados para participar da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), edição 2019. Esses estudantes participaram da primeira prova realizada na última semana de março. A 2ª fase está prevista para ser realizada no dia 28 de abril.

Ao todo, no Tocantins, foram aprovados para a 2ª fase 117 estudantes matriculados em 12 unidades escolares das redes pública e particular.

O IFTO segue representado pelos estudantes do ensino médio integrado da unidade de Araguaína: Ana Carolina Pereira Batista, Ana Débora Gino Lemos De Castro, Blenda Pereira Cardoso, Edwann de Brito Gois, Hérica Martins De Araújo Costa, James Noleto Brandão Da Silva, Jheniffer da Silva Borges, Luiz Henrique Lopes de Macedo, Maria Eduarda Moraes, Mariana Alves Pereira Amorim, Ryan Fernandes A. Lopes, Sianne Vithoria Silva e Uam Gabriel Brito de Almeida. As aulas de treinamento da olimpíada continuam a serem realizadas até a ultima semana de abril e estão abertas para todos os alunos da unidade.

Esse resultado se deve ao mérito dos próprios estudantes, mas também é o resultado de um projeto de ensino desenvolvido na unidade de Araguaína denominado "Preparatório para a XV Olimpíada Brasileira de Biologia 2019", em que são ofertados aulas teóricas e práticas de Biologia para os estudantes interessados.

A coordenadora do projeto, Heidi Luz Bonifácio destaca que "o intuito do projeto é despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, além de permitir que ele descubra a sua capacidade de crescimento intelectual, econômico e social".

OBB

A olimpíada oferece, aos estudantes, medalhas de ouro, prata e bronze, e para os quatro alunos que obtiverem as melhores notas, a oportunidade de representar o Brasil na 30ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que será realizada em Szeged, na Hungria, no período de 14 a 21 de julho de 2019.

E os estudantes que alcançarem a classificação entre 5º e 8º colocados, participarão da 13ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (Oiab), que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, em data a ser divulgada.

A 2ª fase da olimpíada será composta por 100 questões de múltipla escolha. A prova será realizada nas escolas que serão sede, a serem divulgadas pela Comissão Organizadora. A correção da prova será realizada por uma equipe do Instituto Butantan.

Os estudantes que forem classificados para a 3ª fase participarão de uma formação coordenada por pesquisadores do Instituto Butantan.