Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Promovida na Biblioteca João Paulo II, feira contabiliza cerca de 300 trocas de livros e gibis

Feira de Cultura e Troca de Livros e Gibis

Feira foi sucesso mais uma vez
por Eliane Vieira publicado: 10/12/2019 14h59 última modificação: 10/12/2019 15h22
Exibir carrossel de imagens Mais de 300 trocas foram realizadas

Mais de 300 trocas foram realizadas

Realizada na Biblioteca João Paulo II entre os dias 27 e 29 de novembro, a Feira de Cultura e Troca de Livros e Gibis do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi mais uma vez um grande sucesso proporcionando a troca de mais de 300 obras literárias e gibis.

Durante o evento foram realizadas ainda exposição, rodas de conversa, oficinas e mesa redonda. O sucesso do evento foi destacado pela coordenadora da biblioteca, Rosana Oliveira. "O evento como sempre foi um sucesso, tivemos uma grande participação da comunidade interna e externa, com aproximadamente 300 obras literárias e gibis trocadas. Acredito que alcançamos nosso objetivo em incentivar a leitura e promover a cultura no ambiente da biblioteca. Deixo aqui um agradecimento especial a todos os envolvidos, e esperamos dar continuidade a esse projeto em 2020 com o professor, André Lira”.

Para o professor de Língua Portuguesa do Campus Palmas, André Lira, que coordena o grupo parceiro na organização do evento "Estudos Interdisciplinares de Poética e Literatura", a feira é um projeto multifacetado sendo de grande relevância para mobilizar a cultura literária na instituição e na região, propiciando novas obras para os leitores. “Como organizador da feira, junto aos alunos que colaboraram, isso me traz muita satisfação, pois é em realidade um objetivo fundamental de ser professor de literatura. Eu gostaria de destacar esse aspecto, pois a feira mostrou-se um lugar privilegiado, para além da sala de aula, de formação literária e experiência artística”, ressaltou.

Já na avaliação do estudante do 4º período de Letras da unidade, Matheus José, a feira teve uma importância singular. “A produção e realização da Feira do Livro no IFTO foi um importante momento cultural para a cidade de Palmas. Diante da carência artística, em esferas públicas e privadas, um movimento coletivo entre professores, alunos, autores, leitores e curiosos da literatura, reforça que é preciso ter mais mom. entos como esse, além políticas públicas que promovam o espaço artístico na capital e estado”

Quem também participou e ressalta a importância do evento foi o estudante do 3º ano do Ensino Profissional Integrado ao Médio em Eletrotécnica, Pedro Agostinho. “A feira certamente foi um evento marcante na minha trajetória na escola. Foi além dos limites da literatura. As apresentações de música e dança, oficinas, mesa-redonda e rodas de conversa tocaram em temas que iam desde o protagonismo feminino até saúde mental, passando pela mitologia, jogos de tabuleiro e RPG. Os três dias de evento contribuíram também para desconstruir a “sacralidade” que existe acerca das bibliotecas. Elas não só são ambientes de estudo, mas também um lugar de troca de conhecimentos, diversão e, acima de tudo, aprendizagem – seja por intermédio dos livros ou das pessoas”, afirmou.

Realização

A Feira de Cultura e Troca de Livros e Gibis foi uma realização da equipe da Biblioteca João Paulo II, em parceria com estudantes do ensino médio e do curso de Letras da unidade Palmas, sob a coordenação do professor André Lira.

(Colaborou a organização do evento)