Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas realiza Jornada Pedagógica com palestras, oficinas e a presença da pesquisadora Marise Ramos no próximo dia 7

Notícias

Campus Palmas realiza Jornada Pedagógica com palestras, oficinas e a presença da pesquisadora Marise Ramos no próximo dia 7

Ensino

Evento marca início do semestre letivo 2019/2
por Eliane Vieira publicado: 05/08/2019 13h50 última modificação: 05/08/2019 15h11

Acontece na próxima quarta e quinta-feira, 7 e 8 de agosto, a Jornada Pedagógica/Andragógica do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A atividade marca o início do semestre letivo 2019/2 e tem o objetivo de criar espaços de formação continuada e de discussão do processo ensino/aprendizagem desenvolvido na unidade.

Nesta edição a Jornada contará com palestras, oficinas e atividades culturais e de lazer. Está confirmada ainda a participação especial da professora e pesquisadora Marise Nogueira Ramos, que ministrará a palestra “Integração Curricular – desafios e contradições da integração curricular no contexto atual”. A palestra é gratuita e aberta a docentes e técnicos administrativos de todo o IFTO. A atividade acontece na quarta-feira, 7, a partir das 14 horas no Auditório Central do Campus Palmas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://si.ifto.edu.br/evento/inscricao/581/

Marise Ramos

A professora e pesquisadora Marise Nogueira Ramos é pós-doutora em Etnossociologia do Conhecimento Profissional, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal, e doutora em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. É docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz). Foi Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012). É uma das coordenadoras do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ.

A professora tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional. Marise Ramos é autora de diversos artigos e livros atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. Entre as publicações da pesquisadora estão os títulos: 

A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? 
Educação Profissional em Saúde - Isabel Brasil Pereira e Marise Ramos.
Educação Profissional na esfera Municipal. Autores: Donaldo Bello de Souza, Marise Nogueira Ramos e Neise Deluiz.
Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. Autores: Eliza Bartolozzi Ferreira, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Pantolja Franco, Sandra Garcia e Vera Corrêa.
A Pedagogia das Competencias - Ramos,Marise Nogueira.
Trabalho, Educação e Correntes Pedagógicas - Ramos,Marise.
A Formação do Cidadão Produtivo: A Cultura de Mercado no Ensino Médio Técnico. Autores: Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta (orgs) Ana Lucia Magalhães, Ana Margarida Campello, Anita Handfas, Antonio Fernando Ney, Eunice Trein, Francisco Lobo Neto, Jailson dos Santos, Laura souza Fonseca, Marise Ramos, Ramon de Oliveira, Vera Corrêa.

Confira a programação completa da Jornada Pedagógica/Andragógica aqui!