Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO publica edital para Programa de Iniciação Científica

IFTO publica edital para Programa de Iniciação Científica

Seleção de estudantes

As bolsas serão disponibilizadas em quatro modalidades
por Mayana Matos publicado: 23/06/2021 17h00 última modificação: 23/06/2021 17h09

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) publicou na terça-feira, 22, o edital que trata do processo para seleção de estudantes de cursos técnicos de nível médio e de cursos superiores para o Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Federal do Tocantins (PIC/IFTO – 2020/2021), com Bolsas nas Modalidades: PIBIC, PIBICAF, PIBITI e PIBIC-EM, do IFTO e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscrição

O prazo para submissão está aberto e poderá ser feito até 9 de julho. A submissão é de responsabilidade do coordenador/orientador e ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), os quais poderão ser acessados através do endereço eletrônico: https://suap.ifto.edu.br/, na opção “Submeter Projeto de Pesquisa”, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo o caminho “Pesquisa”, “Projetos”, “Submeter projetos”, compreendendo os itens dispostos no item 7.1 do edital

A equipe deve ser composta por um docente, na qualidade de orientador, e um estudante-bolsista. Além do estudante-bolsista a equipe poderá ter até quatro estudantes voluntários. Os requisitos, obrigações e acompanhamentos de cada integrante constam no edital

Modalidades

Serão disponibilizadas bolsas de Iniciação Científica em quatro modalidades, a saber:

a) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos superiores, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos.

b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas – PIBIC-AF, que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos superiores, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes. O Programa PIBIC nas Ações Afirmativas é uma ação que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de ensino superior. Seu objetivo é oferecer aos estudantes beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. São considerados como beneficiários os estudantes beneficiados por política de ação afirmativa para ingresso no ensino superior.

c) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, que visa estimular estudantes de cursos superiores de tecnologia ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. O produto final da pesquisa deve gerar um processo ou produto de qualquer área de conhecimento, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma rotina laboratorial, de um método analítico, de um programa de computador, de um livro, de um manual, de um vídeo ou documentário.

d) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM, que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Bolsas

Os valores das bolsas têm como base a tabela de valores de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq:

a) modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI: R$ 400,00;

b) modalidade PIBIC-EM: R$ 100,00.

A bolsa mensal concedida destina-se aos bolsistas selecionados, não sendo permitido o seu repasse a outros estudantes. É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais estudantes.

Avaliação e classificação

A avaliação dos projetos será efetuada em duas etapas:

a) pré-seleção, de caráter eliminatório, que consiste na admissão do projeto, que deverá cumprir todos os requisitos estabelecidos nos itens 4 – Dos requisitos – e 7 – Da inscrição e submissão da proposta; e

b) seleção, de caráter classificatório, que consiste na avaliação da produção acadêmica do pesquisador proponente e no julgamento do mérito do projeto.

Todos os detalhes sobre quadro de vagas, termo de compromisso, cronograma, relatório, autorização de responsáveis, e demais procedimentos para participação estão disponíveis no Portal do IFTO