Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferta 375 vagas para cursos técnicos gratuitos

Notícias

IFTO oferta 375 vagas para cursos técnicos gratuitos

Ingresso

É dever do candidato acompanhar as publicações do edital
por Maiara Sobral publicado: 21/07/2020 08h26 última modificação: 07/08/2020 15h07

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) oferta 375 vagas para cursos técnicos gratuitos, distribuídas nas seguintes unidades: Araguaína, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas e Pedro Afonso. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal Seja IFTO, do dia 23 de julho até o dia 11 de agosto. Neste certame, o valor da inscrição é de R$ 15,00. 

A isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser solicitada até amanhã, 31. O candidato precisa enviar sua solicitação para o e-mail: seletivo.unificado@ifto.edu.br, com a documentação comprobatória exigida no edital.

No caso dos cursos técnicos concomitantes, para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, a matrícula dos inscritos será feita de forma automática. Já para os cursos com demanda superior a esse número, será realizado sorteio.

Por sua vez, nos cursos técnicos subsequentes, será adotada a mesma estratégia para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, ou seja, matrícula automática dos inscritos. E no caso dos cursos com maior número de inscritos do que limite definido, será realizada a análise curricular dos inscritos, conforme critérios do Edital.

É importante destacar que a prova, método tradicional de ingresso no IFTO, foi substituída por essas formas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ainda nesse sentido, a modalidade das aulas poderá ser presencial ou a distância, a depender da análise do cenário ao início do semestre 2020/2.

Para mais informações, acesse o Edital.

Cursos concomitantes X Cursos subsequentes

Os cursos concomitantes são aqueles que o estudante faz ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já os cursos subsequentes são aqueles que o estudante ingressa após o término do Ensino Médio.