Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO inicia curso em Libras para atendentes da BRK Ambiental em Araguaína

Notícias

IFTO inicia curso em Libras para atendentes da BRK Ambiental em Araguaína

Parceria

Objetivo é promover inclusão e acessibilidade no atendimento da concessionária
por Mayana Matos publicado: 11/02/2019 10h00 última modificação: 11/02/2019 14h34

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) dará início à capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos funcionários da concessionária de água BRK Ambiental na cidade de Araguaína. O curso é fruto de uma parceria entre o Instituto e a BRK Ambiental, com o objetivo de promover inclusão e acessibilidade no atendimento da concessionária de água. A aula inaugural do curso será nesta terça-feira, 12, às 19h, no auditório do Campus Araguaína. O momento será aberto à comunidade em geral, que também poderá participar gratuitamente de uma palestra a ser ministrada por uma professora surda. 

Semelhante à capacitação que já ocorreu em Palmas, o IFTO dará continuidade à parceria junto à unidade de Araguaína e à regional da BRK. O curso tem carga horária total de 40h e as aulas serão ministradas todas às terças-feiras, das 19h às 22h. "O diferencial desse curso é que além dos funcionários da BRK, também foram disponibilizadas vagas para a comunidade interna e externa do IFTO", enfatizou o coordenador do curso de Libras na unidade de Araguaína, professor Everson Rodolfo Praiz Ramos. 

O coordenador destacou ainda o significativo número de interessados em fazer o curso. "Algo que nos surpreendeu muito foi a quantidade de pessoas que se inscreveram para concorrer ao número de vagas destinadas ao público interno e externo", disse informando que foram quase 900 interessados em 20 vagas. Ao todo são 35 cursistas, incluindo os funcionários da BRK, público interno do IFTO  e comunidade em geral. 

Além do coordenador do curso, participam da aula inaugural o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior; o diretor-geral do Campus Araguaína, Cristiano Fernandes Mateus; gerentes da BRK e a intérprete de Libras do Campus Palmas Alini Alves. "A inicativa efetiva as políticas inclusivas que o Instituto preconiza, cumpre com o seu papel social e valoriza a comunidade surda de Araguaína e região, pois incentiva o uso e difusão da Libras", disse o professor Everson.

Estão previstas ainda capacitação dos atendentes da concessionária nas cidades de Gurupi e Porto Nacional.