Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição de estudantes de Eletrotécnica destaca roteiro cultural do Rio de Janeiro

Notícias

Exposição de estudantes de Eletrotécnica destaca roteiro cultural do Rio de Janeiro

Na Biblioteca João Paulo II

Em cartaz até dia 5 de março
por Eliane Vieira publicado: 11/02/2019 16h38 última modificação: 11/02/2019 16h47

Na última semana aconteceu no Espaço de Exposições da Biblioteca João Paulo II, do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO, a vernissage da "Exposição Roteiro Cultural do Rio de Janeiro". A exposição é um desdobramento e socialização de visita técnica dos estudantes do 2º ano do curso de Técnico de Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio ao Rio de Janeiro no final de 2018. A visita foi proposta pelas disciplinas Geografia e Sociologia.

Além de fotos, a exposição traz um diário de bordo e uma vídeo exposição da visita técnica. A abertura da exposição contou com momento cultural musical do grupo acústico do 2º ano do curso Técnico de Agrimensura integrado ao Ensino Médio. A exposição ficará em cartaz e aberta à comunidade interna e externa até dia 5 de março. A atividade envolve música com a professora Walena Magalhães, artes visuais com o professor Pablo Marquinho, Matemática com a professora Antônia Lilia, Geografia com a professora Reijane Rocha, Sociologia com a professora Juliana Abrãao, Inglês com a professora Eliana Sato, Física com o professor Clóvis Bianchinni e História com a professora Denise Gonçalves. 

Conforme a professora Walena Magalhães a exposição traz ao público as percepções artístico/culturais dos estudantes. “O projeto em questão traz aos estudantes e professores envolvidos a oportunidade de juntar conhecimentos disciplinares e aplicá-los em atividades mais práticas, como deve ser feito sempre, inclusive porque o mercado de trabalho traz a  interdisciplinaridade como exigência atual. É impressionante ver como o engajamento dos estudantes é outro em atividades como estas, o que motiva os mesmos e os próprios professores. Também é muito boa a aceitação de atividades como essas por parte de toda a comunidade interna e externa”, frisou.

Biblioteca multifuncional

Para a coordenadora da Biblioteca João Paulo II, Rosana Maria Santos de Oliveira, a utilização da biblioteca para exposições como esta revela o caráter multifuncional do espaço. "Ficamos sempre felizes quando eventos como esses acontecem no espaço da biblioteca. Isso só reforça que a biblioteca vai muito além de um espaço para armazenar livros, fazer empréstimos e devoluções. Queremos cada vez mais que a biblioteca João Paulo II seja um espaço vivo, dinâmico e que contribua para interação social e cultural de nossa comunidade acadêmica. Aos professores e alunos reforçamos que estaremos sempre abertos a desenvolver ações conjuntas visando tornar o espaço da biblioteca atrativo, inclusivo e participativo."