Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dão show de talento no primeiro dia do 7º Ifestival

Notícias

Estudantes dão show de talento no primeiro dia do 7º Ifestival

Viva a Arte e a Cultura!

Dança, poesia, música, teatro e outras atrações fazem parte da programação
por Mayana Matos publicado: 01/12/2020 16h30 última modificação: 01/12/2020 16h46

Com o tema Equilibrarte, teve início, nesta terça-feira, 1º de dezembro, a  7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival). O IFestival, evento cultural do IFTO, aberto a todas as manifestações culturais, abrange seis linguagens: Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Cinema. Esta edição faz parte do Identidade IFTO. A abertura do evento foi conduzida inicialmente pela Coordenadora de Arte e Cultura, Anne Raelly Figueiredo. "Pela primeira vez no formato de lives, o evento traz o tema Equilibrarte. Um convite para sermos protagonistas do novo tempo. Tempo de resistir, de ressignificar, tempo de equilibrar, tendo a arte a ferramenta importante e poderosa para esse equilíbrio. O Ifestival tem o objetivo de promover a difusão cultural em todos os cantos do IFTO, incentivando e valorizando as produções culturais dos estudantes", disse Anne Raelly. 

Também esteve presente na abertura a pró-reitora de Extensão (Proex), Gabriela de Medeiros, ocasião em que destacou a importância do evento e desejou boas-vindas aos participantes. "O Ifestival chega com um formato diferente e todos vocês acreditaram e aceitaram mergulhar conosco nessa adaptação de fazer um evento on-line. Agradecemos imensamente todos vocês que participam, que interagem e a todos os envolvidos na organização. Tudo isso só foi possível acontecer graças ao empenho de todos. Venham conosco aproveitar toda nossa programação", afirmou. 

O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, também esteve presente na abertura, ofereceu boas-vindas ao público e ressaltou o caráter inovador desta edição. "É uma enorme satisfação estarmos aqui reunidos. Um evento que já é tradição no IFTO e que, neste ano de desafios sociais, não poderíamos nos desapegar deste, que talvez seja um dos principais canais para relembrarmos da normalidade para qual pretendemos retornar, as nossas expressões artísticas e todo o potencial artístico de nossos estudantes e servidores. Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos", disse. 

A programação do Ifestival conta com apresentações artísticas, mostras de dança, teatro, cinema e música, recitais, exposições de artes, atividades estas que envolvem a participação de estudantes-artistas de todas as unidades do IFTO.

Danças

A abertura contou com a apresentação do Coral Municipal de Palmas, conduzido pela regente Renate Stephanes. Em seguida, estudantes deram um show de talento através da Mostra de Dança. Teve apresentação de estudantes das unidades de Gurupi, Paraíso do Tocantins, Dianópolis e Lagoa da Confusão. A pró-reitoria Gabriela também conduziu a apresentação das atividades ao longo da programação. O público contou com a apresentação do grupo Interventores, com a coreografia Pandemia e com a apresentação da dupla tocantinense, Vitor e Melissa, que interpretaram a música Malandragem, de Cássia Eller. 

Poesias

Na sequência da programação foi iniciada a Mostra de Poesias. O momento contou com a participação especial do artista poeta, escritor e jornalista Tião Pinheiro, que trouxe a poesia: "Não espere de mim". Estudantes de Paraíso do Tocantins, Araguatins, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão declamaram poesias com temas diversos: cura, doença, equilíbrio, fé, empatia, atualidades e outras abordagens. Teve ainda a apresentação Traços e Rabiscos de Raquel Arruda. Ao final da Mostra de Poesia, a pró-reitora Gabriela de Medeiros declamou a poesia Equilibrarte, de Gleuter Guimarães. 

Teatro

Apresentações como "Saudade é maré cheia" de Thafnes Fernandes (Formoso),  "O ponto de equilíbrio" de Renata Monteiro (Formoso) e o "Espetáculo Zé" da Companhia de Teatro A Barraca abrilhantaram a Mostra de Teatro do dia. 

Ao longo do Ifestival os participantes poderão conferir a Exposição de Artes Visuais com autores de diversas unidades do IFTO. Nesta quarta-feira, dia 2, a programação conta com Mostra de Audiovisual e Mostra de Música. Todos os detalhes estão disponíveis na Plataforma do Identidade IFTO

Identidade IFTO

O evento reúne, em um só lugar, a 11ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 7ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 2ª edição do AfroIdentidade, a 2ª edição do Integra IFTO, IX Seminário de Assistência Estudantil, Seminário Administrativo, Seminário de Gestão de Pessoas e a e a 2ª edição do IFTO4Change. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma do evento. Por meio dela, o usuário efetua sua inscrição e terá acesso ao Painel do Participante, no qual ele pode escolher quais programações vai querer participar no menu Atividades. É importante marcar  qual atividade você deseja para ter acesso ao ambiente referente. O evento acontece de forma 100% on-line, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.