Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe vencedora do IFTO4Change fará visita técnica no Chile

Notícias

Equipe vencedora do IFTO4Change fará visita técnica no Chile

Intercâmbio

Banca final aconteceu durante o Identidade IFTO
por Maiara Sobral publicado: 09/12/2019 12h48 última modificação: 09/12/2019 12h57

A banca final do IFTO4Change, desafio de ideias promovido pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi realizada durante o Identidade IFTO, em novembro desse ano. Os três primeiros lugares foram premiados. O desafio consistiu no desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade ou da comunidade interna do IFTO, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

"Fiquei muito contente com a notícia de que o IFTO estava trabalhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que esse seria o tema do IFTO4Change envolvendo jovens do estado do Tocantins. Foi um enorme prazer participar da avaliação dos projetos, todos com muita qualidade e coerência ao que chamamos de localização dos ODS, ou seja, trazer os ODS para o nível local. É uma ótima notícia saber que o Tocantins está envolvido com a Agenda 2030 e principalmente, trabalhando o tema com jovens do estado", destaca Daphne Besen, analista de Programas do ONU-Habitat e avaliadora do desafio.

A equipe Voz Ativa, de Porto Nacional, foi a primeira colocada. A ideia apresentada teve como intuito conectar as mulheres, para isso, foi desenvolvido um site de divulgação colaborativa de prestadoras e consumidoras de serviços para a população em geral. Essa plataforma conta com informações e localização do serviço, além de sistema de classificação. "Esta ideia surgiu a partir da análise da falta e, muitas vezes, bloqueio da atuação das mulheres no mercado de trabalho. Esse projeto visa o empoderamento feminino, buscando a igualdade de gênero e reafirmando a importância da mulher nesse mercado", destaca Mellis Rippel, mentora do projeto. A equipe é formada pelos estudantes Laís Regina Damacena Ramalho, Julyana Ramos da Costa, Dhiuliana Lopes da Silva, Maycon Douglas Barbosa e um aluno voluntário Daniel Santos Ferreira.

O segundo lugar ficou com a equipe Spartron Robótica, de Porto Nacional, o projeto teve como proposta coletar lixo eletrônico para a construção de um veículo semi-autônomo. Tal veículo foi desenvolvido de forma artesanal, reutilizando equipamentos eletrônicos descartados e materiais diversos. "O objetivo principal do projeto é reaproveitar equipamentos eletrônicos descartados, impedindo que os mesmos causem danos irreversíveis ao meio ambiente, além dos benefícios que o protótipo construído pode trazer à comunidade do IFTO e posteriormente para toda a cidade, estado e país", ressalta o mentor da ideia, Dêmis Carlos Gomes. A equipe é formada pelos estudantes: Euzilan Mateus Barreira Santos, Marcus Junio Barbosa Glória, Gerson Luis Mateus Saminez, Tiago Balbino Ferreira e Paulo César Pereira Costa.

Por sua vez, a equipe Odif, de Araguatins, ficou em terceiro lugar. A proposta foi uma horta comunitária, para beneficiar um bairro da cidade. O bairro é fruto de invasão, o que gera problemas sociais e de infraestrutura, então a ideia buscou promover uma forma de geração de renda e inclusão para os moradores. "Buscamos o apoio dos empresários e da Prefeitura Municipal, além do próprio incentivo do Campus Araguatins, para operacionalizar a horta, desde as sementes até o material hidráulico. Os beneficiários participaram de todo o processo, de fato, eles abraçaram a causa", enfatiza Cristina de Sousa Fonseca Almeida, mentora dessa proposta. O projeto é formado pelos estudantes Nara Vitória Silva Veras, Ilgner Pereira Fonseca e Fauden Cauã Carvalho dos Santos. 

Os três primeiros colocados ganharam os seguintes prêmios: visita técnica internacional em ambientes de inovação e empreendedorismo no Chile no ano de 2020 (1º Lugar),visita técnica nacional em ambiente de inovação e empreendedorismo no ano de 2020 (2º Lugar) e participação em uma das edições do Startup Weekend Tocantins em 2020 (3º Lugar).

Em 2020, a segunda edição do IFTO4Change será iniciada ainda no primeiro semestre, acompanhe a Página do Desafio e confira mais detalhes sobre a primeira edição.