Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes do IFTO reúnem-se para primeira reunião ordinária do ano

Dirigentes do IFTO reúnem-se para primeira reunião ordinária do ano

Codir

por Thâmara Filgueiras publicado: 11/02/2022 23h50 última modificação: 19/10/2022 11h05

A primeira reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) aconteceu de remotamente na manhã desta sexta-feira, 11. Os dirigentes iniciaram a reunião de trabalho com a socialização de informações acerca de mudanças em equipes gestoras; participação da instituição na Agrotins 2022; vagas disponibilizadas pelo Ministério de Educação; liberação de verba destinada ao atendimento de estudantes com necessidades específicas e atualização das últimas decisões do Comitê de Risco, com instruções para a retomada gradual das atividades presenciais nas unidades do Instituto.

A questão orçamentária para a instituição teve destaque na pauta desta reunião. A pró-reitora de Pesquisa, Paula Karini Amorim, apresentou proposta de ampliação do orçamento destinado aos projetos de pesquisa, em que está incluído o aumento do valor de bolsas para estudantes do ensino médio. A proposta foi aprovada pelos dirigentes, que também deliberaram positivamente quanto às propostas orçamentárias de custeio, capital e de assistência estudantil apresentadas pelo pró-reitor de Administração, Octaviano Furtado. De acordo com a apresentação do pró-reitor, o orçamento do IFTO para o ano de 2022 é de mais de R$ 267.400.000,00.

Também durante a reunião foram apresentadas as ações mais recentes do Programa de Fornecimento de Refeições, de iniciativa da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Esta ação deverá atender a todos os campi do IFTO com o fornecimento de alimentação saudável balanceada e diversificada por um preço acessível a estudantes do Instituto. De acordo com a proposta, o custo das refeições será de R$ 5,00, exceto para estudantes atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Pnaes), que não terão custo na aquisição de refeições.

Com a retomada gradativa das atividades presenciais, a Diretoria de Gestão de Pessoas apresentou ao Colégio de Dirigentes a proposta de viabilização de adesão ao Programa de Gestão de Teletrabalho até março. A ideia é que cada dirigente das unidades do IFTO, juntamente com sua equipe gestora, defina vagas e regime de execução da carga horária - se parcial ou integral - e, em seguida, designe comissão responsável pela elaboração de edital do processo de adesão. A diretora de Gestão de Pessoas, Juliana Queiroz, informou que o edital da reitoria deverá ser publicado já na próxima semana.

Nesta reunião também foram eleitos os novos representantes do Codir no Conselho Superior (Consup). Os dirigentes elegeram representantes titulares e suplentes que, de acordo com o Regulamento Eleitoral aprovado em novembro de 2021, são oito no total: dois titulares e dois suplentes do segmento dos campi e dois titulares e dois suplentes do segmento dos campi e pró-reitorias. Os representantes eleitos foram: Pietro Lopes (Campus Dianópolis) e Flávio Eliziário (Campus Paraíso do Tocantins) como titulares e Cristiano Mateus (Campus Araguaína) e Milene Queta (Campus Gurupi) como suplentes do segmento dos campi e Paula Karini Amorim (Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação) e Manoel de Castro Neto (Campus Avançado Formoso do Araguaia) como titulares e Nayara Pajeú (Pró-reitoria de Ensino) e Mírian Peixoto (Campus Avançado Pedro Afonso) como suplentes do segmento dos campi avançados e pró-reitorias.

A primeira reunião ordinária foi gravada e poderá ser vista no Canal do Youtube do IFTO. A previsão é de que o próximo encontro dos dirigentes aconteça na primeira quinzena de março, ainda sem data confirmada.