Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centenas de participantes marcam presença no Identidade IFTO

Notícias

Centenas de participantes marcam presença no Identidade IFTO

Primeiro dia contou com o credenciamento de mais de 800 pessoas

Programação diversificada e interativa
por publicado: 21/11/2019 08h00 última modificação: 25/11/2019 10h39

Por Mayana Matos, Maiara Sobral e Greiciane Souza

O Instituto Federal do Tocantins iniciou nesta quarta-feira, 20, a programação do evento Identidade IFTO, que acontece no Campus Palmas até a próxima sexta-feira, 22. Centenas de participantes compareceram ao credenciamento neste primeiro dia e participaram das atividades ofertadas. A organização calculou o número de 830 pessoas credenciadas na primeira manhã do evento. 

Com o objetivo de apresentar os serviços ofertados pela instituição, com a integração dos trabalhos desenvolvidos em pesquisa, extensão, inovação, ensino, arte e cultura, bem como de reforçar a imagem do IFTO perante a comunidade tocantinense, o Identidade IFTO reúne, em um só lugar, a 10ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 6º edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival) e, pela primeira vez, o Integra IFTO e o AfroIdentidade.

                 

As caravanas, vindas de várias unidades do IFTO, movimentaram o hall de entrada do campus. No miniauditório 9, cerca de 130 mulheres estiveram reunidas no "Ela Pode - Mulheres Empreendedoras", voltado ao empreendedorismo feminino. O evento contou com palestras sobre comunicação e liderança, marketing e defesa pessoal, entre outros assuntos voltados ao empoderamento da mulher no mundo do trabalho.       

No Espaço de Inovação, estudantes de diferentes unidades tiveram a oportunidade de tirar dúvidas acerca da formação de Empresas Juniores, durante uma roda de conversa com os profissionais Carlos Eduardo, Wanderson Marinho e Cezar. Na ocasião, foram apresentadas as vantagens e objetivos de uma empresa júnior, que tem como principal função possibilitar aos estudantes conhecimentos práticos para que possam aplicá-los diretamente no mercado de trabalho. 

No período da tarde a programação contou com II Fórum de Pesquisa e Comitê Científicos, ocasião em que foi ministrada a palestra: Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), com Álvaro Nagao , oficial de inteligência da ABIN. O momento teve ainda apresentação da Revista Sítio Novo, Roda de Conversa com membros do Mestrado ProfEPT e assinatura do Termo de Adesão Simplificado de Incubadora de empresa Sinemap, primeira empresa incubada do IFTO.  

No ginásio, o público conferiu a exposição de práticas exitosas realizada no âmbito do ensino no IFTO, em formato de pôsteres e comunicação oral. A professora Mileni Queta trouxe o Projeto de salas de aula temáticas: uma prática pedagógica exitosa no Campus Gurupi. "A principal contribuição é a oportunidade que temos de interação, de apresentar esse trabalho e conhecer outras práticas exitosas que nos ajudam a resolver situações em nossas unidades. É muito bom vê o trabalho de outros colegas, com soluções que poderemos aplicar também à nossa realidade", disse. Todas as práticas exitosas expostas podem ser consultadas aqui

No Palco do Ifestival e Lounge Cultural, o talento dos estudantes chamou à atenção do público, que lotou o espaço para prestigiar as apresentações musicais e artísticas, mostra de dança e vernissage. 

Foram realizadas também ao longo do dia as oficinas: construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, diferentes formas de fazer uma horta sustentável utilizando materiais recicláveis e produção de sacolas a partir de camisas usadas; os minicursos: Fundamentos de Asthanga Yoga e compotas de verduras; a roda de conversa: O Cabelo de Lelê: corpos negros (in)dóceis e, ainda, os workshops: Redes Sociais: Técnicas de engajamento e comunicação e inclusão da pessoa com deficiência. 

Ana Letícia Neris, estudante do 1° ano do curso médio integrado de Agropecuária de Araguatins falou sobre a expectativa em participar do evento. "Tem muita coisa interessante que vai acontecer até sexta e estou bem animada para participar das atividades que me inscrevi. Como meu irmão também estuda no IFTO,  eu já ia para alguns eventos no Campus Araguatins e achava interessante. Agora que sou estudante, acho que será uma experiência ainda melhor, principalmente porque além das atividades, vou poder conhecer alunos de outros campi". A estudante escolheu participar no primeiro dia da Roda de Conversa "O cabelo de lelê: corpos negros  (in) dóceis). "Escolhi essa roda de conversa porque acredito que é um tema muito importante e que precisa ser discutido em sociedade, para a gente saber sobre nossas origens e debater sobre nossa identidade", afirmou. 

Abertura

A abertura solene aconteceu à noite no auditório central e contou com a presença dos gestores do IFTO, servidores, estudantes e comunidade. Reitor, pró-reitoras e diretores agradeceram a presença dos participantes e ressaltaram a importância do evento. O momento contou ainda com a apresentação cultural do Grupo Tukan "Espetáculo Desafinados" e com a palestra magna: "Agricultura movida a ciência", ministrada por Alexandre Aires de Freitas, representante da Embrapa.

Também como parte da programação, as atividades do dia foram encerradas com a palestra "Gestão de perdas de água em Saneamento" e, ainda, sessões guiadas no Planetário Inflável. 

Todas as informações acerca da realização do evento, inclusive sua programação, constam na Página do Identidade IFTO. A participação é gratuita a todos públicos. Vale ressaltar que as inscrições podem ser realizadas ao longo do evento, através do site e confirmadas com o credenciamento, no local. Mais registros fotográficos constam na página oficial do IFTO no Facebook