Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018: Estudantes do IFTO são destaques em competições esportivas

Notícias

2018: Estudantes do IFTO são destaques em competições esportivas

Jif Norte e Jif Nacional

Profissionais da área se reúnem para avaliar participações e encaminhar ações
por Mayana Matos publicado: 04/12/2018 00h00 última modificação: 04/12/2018 12h02

Em 2018, estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) brilharam nos Jogos dos Institutos Federais da Região Norte e Etapa Nacional, realizados em agosto e outubro, respectivamente. Professores de Educação Física e responsáveis técnicos das unidades do IFTO estiveram reunidos, no dia 23 de novembro, para avaliar a participação das equipes nas competições, bem como os eventos realizados internamente. 

Além disso, segundo o coordenador de Esportes do IFTO, Gilvanio Alves, os profissionais debateram sobre "readequação dos regulamentos dos jogos promovidos pela pasta e indicação ao Codir acerca dos períodos e locais de realização do JIFTO e Jogos dos Servidores 2019, além de discussão de outros assuntos pertinentes à área". 

Também durante a reunião foram discutidos e encaminhados os seguintes pontos de pauta: verificação de empenho de material esportivo; indicação de organização do pregão de arbitragem para 2019; inclusão de modalidades individuais para portadores de necessidades especiais no JIFTO 2019, com limitação de idade em 25 anos; estabelecimento dos critérios gerais para indicação de uso do bolsa-atleta; realização do cadastramento de estudantes-atletas de alto rendimento; aprovação de alteração de item no Regulamento de Trabalho Docente; adaptação do regulamento do JIFTO ante as alterações realizadas no regulamento nacional. 

"Gostaria de ressaltar o apoio do professor reitor Antônio da Luz ao esporte. Pela primeira vez conseguimos realizar a segunda reunião com o colegiado de Educação Física do IFTO para realizar a avaliação das atividades realizadas durante o ano e programar o ano de 2019", enfatizou Gilvanio.

Jif Norte

No balanço geral,  participaram 100 estudantes do IFTO na competição, divididos em diversas modalidades, com os seguintes resultados: 

Vôlei de Quadra Masculino – Campeão

Vôlei de Quadra Feminino – Campeão

Basquete Feminino – Campeão

Vôlei de Praia Masculino – Campeão

Iane Rocha – Judô – Campeã

Jadson Antônio – 5.000m – Campeão

Basquete Masculino – Medalha de Prata

Futsal Feminino – 6º Lugar

Futsal Masculino – 4º Lugar

Handebol Feminino – 4º Lugar

Handebol Masculino – 3º Lugar

Tênis de Mesa por Equipes Masculino – Medalha de Prata

Luís Carlos – Judô – Medalha De Bronze

Izabel Barbosa – Judô – Medalha de Bronze Vôlei de Praia Feminino – 4º Lugar

Xadrez por Equipes Masculino – 4º Lugar

Xadrez por Equipes Feminino – 5º Lugar

Tênis de Mesa Feminino por Equipes – 5º Lugar

4º Lugar no Quadro Geral do Judô

 Jif Nacional

No Jif Nacional, o IFTO foi representado por 34 atletas nas modalidades de voleibol masculino, voleibol feminino, basquete feminino, vôlei de praia masculino, judô feminino e atletismo masculino, conforme os resultados a seguir: 

Basquete Feminino – Medalha De Prata

Iane Rocha de Almeida – Medalha de Bronze no Individual e medalha de Prata por Equipe

Vôlei de Praia Masculino – Medalha de Bronze

Vôlei de Praia Masculino – Medalha de Bronze

Vôlei de Quadra Masculino – 4º Lugar

Vôlei de Quadra Feminino – 6º Lugar

Jadson Antônio – 5º Lugar Nos 5.000m / 10º Lugar Nos 1.500m

 

Participaram  10 unidades do IFTO no do Jif Norte e no Jif Nacional foram representantes dos campi  Palmas, Gurupi e Araguaína. "O esporte é parceiro na educação de nossos jovens. A participação de nossos alunos nestes eventos os coloca na vanguarda esportiva educacional no Estado, pois são representantes de 11 unidades e de mais de 10.000 estudantes. A formação do ser humano passa por diversas etapas e o saber perder e ganhar é fundamental para seu crescimento pessoal e profissional", ressaltou o coordenador Gilvanio, parabenizando todos os envolvidos, especialmente, os estudantes atletas do IFTO.