Agronegócio
Apresentação
Coordenador do Curso: Otávio Cabral Neto (lattes)
E-mail: agronegocio.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4069
Localização da Coordenação: Bloco 11
Sobre o Curso
Dados Gerais | |
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Grau | Tecnológico |
Eixo Tecnológico | Recursos Naturais |
Turno | Noturno |
Duração do Curso | Mínimo 6 semestres (3 anos) e Máximo 12 semestres (6 anos) |
Autorização | Resolução n.º 18/2008/CONSELHO SUPERIOR/IFTO, de 24 de junho de 2008. |
Reconhecimento | Portaria MEC n.º 735, de 27 de dezembro de 2013. |
Renovação de Reconhecimento | Portaria MEC n.º 136, de 1º de março de 2018. |
Conceito ENADE | 3 (2016) |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) | 3 (2016) |
Conceito de Curso (CC) | 3 (2013) |
Objetivo Geral:
Preparar profissionais capacitados a viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento e crescimento das empresas rurais alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental a partir do domínio da produção, processos e gestão do agronegócio.
Objetivos Específicos:
- Capacitar técnica e empresarialmente os egressos de nível médio vocacionados para a área, e também criar oportunidades de especialização a alunos egressos de Cursos Técnicos em Gestão do Agronegócio e cursos afins que já trabalham na área, oportunizando qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais do setor, preparando-os para administrarem propriedades rurais, competitivamente e de maneira sustentada, garantindo níveis crescentes de renda para suas famílias e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;
- Contribuir na geração de recursos humanos qualificados que dominem os conceitos e princípios básicos da produção, processos e gestão de agronegócios;
- Capacitar profissionais para compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e do agronegócio e a inter-relação entre os elos das cadeias produtivas;
- Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;
- Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;
- Fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;
- Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;
- Capacitar profissionais para a prática do Cooperativismo e o desenvolvimento de redes de produção.
- Capacitar o profissional para assessorar, tecnicamente, os segmentos do agronegócio para a utilização sustentável dos recursos ambientais.
- Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar
tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.
- Preparar profissionais capacitados para atuar em equipes multidisciplinares, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, a assessorar agricultores e agroindústrias pratica de formas associativas e cooperativas, apoiarem iniciativas associativas no setor do agronegócio, colaborar no planejamento e na organização de agroindústrias de acordo com as potencialidades locais.
- Utilizar a tecnologia na elaboração de projetos administrativos para a agropecuária, visando a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o tamanho da propriedade, e de forma que esta seja de uma autêntica empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.
- ser capaz de: planejamento e acompanhamento de atividades voltadas para a agropecuária, estar apto para verificar a vocação da propriedade rural, sua situação técnica, econômica e legal e os recursos disponíveis na região, definir os insumos, quantificar a mão-de-obra e controlar a rotina dos serviços, definir os insumos, quantificar a mão-de-obra e controlar a rotina dos serviços, selecionar técnicas de cultivo, materiais, recursos humanos, máquinas, implementos e equipamentos adequados à realidade da propriedade rural, pesquisar e aplicar novas tecnologias para otimizar a produtividade de plantações e criações, identificar e analisar dados, informações estatísticas, séries econômicas; que o auxiliam na compreensão dos cenários do agronegócio, analisar cadeias produtivas, diferenciando os conceitos de complexos agroindustriais, sistemas agroindustriais, clusters e arranjos produtivos, planejar, implementar e avaliar projetos do agronegócio, auxiliar os profissionais de outras áreas a compreenderem a dinâmica dos complexos agroindustriais e entre outras atribuições.
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Acervo do curso
Calendário Acadêmico
Corpo Docente
Nome | Regime de Trabalho | Formação e Titulação |
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Edvaldo Vieira Pacheco Santana
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DE | |
Cheila Cristina Naves Barbiero
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DE | |
Antonio Marcos Araujo Ferreira
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DE | |
Pedro Heber Estevam
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DE | |
Clauber Rosanova
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DE | |
Claudir Vivan
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DE | |
Vanessa David Domingos
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DE | |
Tassia Reury da Piedade Mesquita
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20h | |
Frank Toshimi Tamba
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DE | |
Thomas Vieira Nunes
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DE | |
Aurinês Queiroz Borges
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DE | |
Artur Ferreira Lima Neto
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DE | |
Adão Pinto dos Santos
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DE | |
Robleik Barbosa
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DE | |
Phillipe Farias Ferreira
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20h | |
Joel dos Santos Brandão
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20h | |
Madson Teles de Souza
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DE | |
Ana Carolina Nogueira Falcão
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40h | |
Luiz Antonio Lopes Toledo
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DE | |
Antonelli Santos Silva
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DE |
Documentos
Editais
Horário de aula
Infraestrutura
O Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.
Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.
O Campus Palmas conta com a Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena. E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual, bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).
Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.
Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.
O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.
A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.