Notícias
Apresentações do VIII IFestival marcam o terceiro dia do Identidade IFTO
ARTE E CULTURA
O terceiro dia do Identidade IFTO 2021 foi marcado pela alegria, integração e pela exposição de talentos em diferentes manifestações artísticas durante o VIII Festival de Talentos Estudantis do Instituto Federal do Tocantins, o IFestival, que este ano teve como tema "A gente se conecta pela Arte".
O evento ocorreu 100% on-line, na noite da última quarta-feira, 1º. A transmissão foi comandada pela Pró-reitora de Extensão, Gabriela Cabral, e pela Coordenadora de Arte e Cultura do IFTO, Anne Raelly Figueiredo. Durante as quase duas horas de programação, o público foi agraciado com manifestações culturais em diferentes linguagens: música, literatura, teatro e dança.
A pró-reitora Gabriela Cabral agradeceu a todos os estudantes que inscreveram suas obras no IFestival e, que mesmo em um período de dificuldades e pandêmico como o que se vive atualmente, decidiram persistir produzindo arte. “O que nós queremos é que o espaço da arte cresça cada vez mais dentro do IFTO ”salientou.
Além das apresentações estudantis, a noite também contou com a participação de artistas profissionais tocantinenses, que abrilhantaram ainda mais o festival. A estudante Larissa Nakano, do curso técnico integrado em Biotecnologia, do Campus Araguaína, contou que gostou bastante do evento. “Eu assisti junto com mais dois amigos meus e acabou sendo muito mais divertido ter visto com eles”. Larissa se apresentou na categoria Música e como está cursando a primeira série, esta foi a primeira edição do IFestival que ela participou, mas já deixou avisado que com certeza irá se inscrever nas próximas.
Já o estudante do curso técnico integrado em Informática, Carlos Rogério Camargo, lembrou que na edição do ano passado ele teve vontade de se inscrever, mas o receio de se expor falou mais alto e acabou não participando. “Esse ano, eu percebi que o meu lado artístico merecia ser visto por mais pessoas além de mim”, revelou ele. Carlos participou da categoria Teatro e fez questão de ressaltar a importância de eventos que estimulam a arte no ambiente escolar. “ Vivemos numa sociedade na qual somos induzidos a reprimir nossas emoções e paixões, e aqueles que escolhem a arte são constantemente desmotivados socialmente. Por isso, ter um projeto em que sua escola te apoia e incentiva a fazer aquilo que você ama, é simplesmente espetacular. Faz com que nós alunos possamos nos sentir seguros e acolhidos ao mostrar nossa arte pro mundo”, completou.
Para criar um ambiente de integração entre os estudantes-artistas, a comissão criou um grupo virtual para que eles pudessem se conhecer e trocar experiências pré-evento. A iniciativa agradou os participantes. “A edição desse ano foi incrível. O contato com todos foi muito rico. Mesmo à distância, conseguimos fazer amizades com os outros estudantes que também estavam inscritos”, ressaltou Davi Borges Pacífico, do Campus Araguaína.
Esse ano, pela primeira vez, além de envolver estudantes de todos os onze campi do IFTO, a mostra permitiu a inscrição de obras de estudantes/artistas de outras instituições de ensino, como é o caso da Anna Líbia Valadares do Colégio Agropecuário de Almas, que participou com poesia autoral na categoria Literatura. Para a coordenadora Anne Raelly, essa novidade além de enriquecer o evento, serve para estreitar os laços da instituição com a sociedade por meio da arte e da cultura.
Salão Virtual
O VIII IFestival também contou com obras de arte visual, tais como: desenhos, pintura em tela, esculturas, arte digital, intervenção fotográfica, entre outros. Para dar destaque aos trabalhos dos estudantes, a comissão organizadora preparou um Salão Virtual para a exposição das obras, que ficará disponível para visitação até o final do evento. Ao todo, são trabalhos de 16 artistas, para os quais o professor Nelito Ataíde, um dos curadores da exposição, não economizou elogios. “São obras belíssimas, com a criatividade bombando em diferentes formas de expressão, além da estética maravilhosa. Os estudantes estão de parabéns”, destacou.