Notícias
Vestibular Unificado 2024/1 do IFTO já tem data de realização de provas
Ingresso
A Coordenação de Acesso Estudantil - ligada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) - divulgou a data prevista para realização das provas objetiva e de redação (para cursos superiores) do Vestibular Unificado 2024/1 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). De acordo André Garcia, que está à frente da Coordenação e também preside a comissão responsável pela organização do vestibular, as provas estão previstas para serem realizadas no dia 19 de novembro.
Com a divulgação antecipada da data das provas, os interessados em se inscrever no Vestibular Unificado do IFTO já podem se preparar tanto para colocar os estudos em dia quanto para providenciar o documento oficial com foto a ser apresentado no dia da prova. De acordo o coordenador de Acesso Estudantil, a falta desse tipo de documento em conformidade com o que é exigido no edital é um dos principais motivos de eliminação de candidatos no dia de realização das provas.
André antecipou também que o edital do Vestibular Unificado 2024/1 tem previsão de ser publicado na primeira quinzena do mês de setembro. Nesta edição do vestibular, serão ofertadas vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (EMI), subsequentes e concomitantes e para os cursos superiores. O quantitativo de vagas ainda está sendo calculado pelas unidades.
Tipos de documentos aceitos
São considerados como documentos de identificação aqueles expedidos pelas Secretarias/Diretorias de Segurança Pública, pela Polícia Militar, por Ordens e Conselhos Profissionais ou pelas Forças Armadas. Entre os documentos estão Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Carteira de Reservista; Carteira Nacional de Habilitação – CNH (com foto); ou ainda outro documento que, por lei federal, tenha validade e possibilite a conferência da digital, da fotografia e da assinatura do candidato.
O candidato estrangeiro deverá apresentar a Cédula de Identidade de estrangeiro (permanente ou temporária) ou passaporte, ambos com foto. Esses documentos devem estar atualizados.
Entenda os tipos de cursos ofertados
O IFTO oferta cursos nos níveis médio e superior e estão divididos em diferentes modalidades. No caso dos cursos do ensino médio, há três opções: integrado, subsequente e concomitante. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio, também denominados pela sigla EMI, de ensino médio integrado, são aqueles em que os estudantes devem ingressar no primeiro ano para cursar os três anos do ensino médio. Além de terem as disciplinas comuns do ensino médio, também estão incluídas disciplinas do curso técnico.
Os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ofertam apenas as disciplinas do curso técnico e o que os diferencia é que os concomitantes são direcionados para estudantes que cursam o ensino médio em outra instituição e desejam ter uma formação profissionalizante em paralelo. Já os cursos técnicos subsequentes são destinados às pessoas que já concluíram o ensino médio e que desejam aprimorar seus conhecimentos por meio da formação profissionalizante, que está mais direcionada para o mundo do trabalho.
Já os cursos superiores estão divididos em bacharelado, licenciatura e tecnológico (ou tecnólogo). Esses cursos variam de acordo com o tipo de formação, além de possuírem duração diferentes. Os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores, em que estes atuarão na formação de estudantes dos ensino fundamental e médio. Os cursos de bacharelado e tecnologia têm como objetivo formar profissionais que atuarão diretamente na área escolhida, sendo que os tecnólogos são mais específicos e, por isso, costumam ter menor duração se comparados com os bacharelados.
Para conhecer todos os cursos ofertados pelo IFTO basta acessar a página de cursos.