Notícias
Unidade de Colinas do TO aprova retorno gradual das atividades presenciais de ensino
2022
A unidade de Colinas do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), aprovou o retorno gradual das atividades presenciais de ensino, com previsão para início em fevereiro de 2022.
Servidores docentes e técnicos administrativos da unidade aprovaram a medida durante reunião realizada no dia 17 de dezembro. Na ocasião, foi apresentada aos participantes a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do Campus Colinas do Tocantins que, junto ao Grupo de Trabalho Ensino, expôs três propostas para análise e deliberação da comunidade acadêmica.
Com 81,8% dos votos, foi aprovada a proposta III, que prevê um retorno gradual, com início do semestre letivo dia 1º de fevereiro, ainda em formato totalmente on-line. Do dia 1º até o dia 11 de fevereiro, as aulas serão retornadas em formato remoto, período no qual os servidores terão momentos para capacitação e organização. Do dia 14 ao dia 25 de fevereiro, serão em formato híbrido. E a possibilidade da realização das atividades totalmente presenciais a partir do dia 7 de março, caso o cenário de controle da pandemia seja positivo, com o avanço da vacinação, além dos fatores epidemiológicos.
Planejamento
Ainda durante a reunião, o planejamento das ações e as principais estratégias de retorno seguro da comunidade acadêmica foi apresentado pelos Grupos de Trabalho Infraestrutura e Comunicação, bem como pelo Grupo de Trabalho Saúde. Na reunião, foram explanados os resultados de uma consulta feita, por meio de um formulário eletrônico, à comunidade acadêmica sobre o retorno gradual das atividades presenciais. Também foi apresentada a minuta do documento que está sendo construído sobre as principais orientações para o retorno, no sentido de oferecer maior segurança aos servidores, estudantes e equipe de colaboradores.
Outros pontos, como a a organização necessária do ambiente escolar e das salas de aulas conforme os protocolos de biossegurança contra à Covid-19 também foram explanados.