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Transparência, gestão de conflitos e legalidade dos atos marcam as reflexões no 6º Seminário Administrativo

Administração Pública

Palestras chamaram a atenção do público durante o Identidade IFTO
por Mayana Matos publicado: 30/10/2023 18h50 última modificação: 30/10/2023 19h07

Aprimorar técnicas administrativas e jurídicas no âmbito da Administração Pública foi a temática norteadora da sexta edição do Seminário Administrativo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ao longo do Identidade IFTO, servidores públicos, profissionais do serviço público, estudantes e comunidade externa em geral prestigiaram as palestras ministradas durante o seminário, entre os dias 24 e 26, no Campus Palmas. 

A abertura do Seminário contou com a presença da pró-reitora de Administração do IFTO, Juliana Queiroz, e do chefe da Procuradoria Federal junto ao IFTO, Eduardo Prado. Ambos falaram sobre a importância do momento e desejaram boas-vindas aos participantes.

No dia 24, foi realizada a palestra "Aspectos jurídicos e práticas da correição na Administração Pública, com a auditora interna do IFTO, Rosana Brito. O público participou interagindo e tirando dúvidas sobre a legalidade de práticas que eventualmente acontecem no dia a dia de trabalho. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União, Éder Pereira, apresentou ações e programas desenvolvidos na CGU no combate à corrupção e incentivo a transparência pública. Também compartilhou sobre a importância do trabalho das Ouvidorias nos setores públicos. O momento contou com as representantes da Ouvidoria do IFTO. 

A estudante Gabriela Ribeiro, do 6º período do curso superior de Gestão Pública do IFTO,  participou da programação e destacou a importância da iniciativa no seu processo de formação acadêmica e profissional. "Foi gratificante. Na minha visão, penso que me enriqueceu tanto como profissional, concluindo o curso de Gestão Pública, quanto pessoal. Entender sobre a Administração Pública, suas particularidades, desafios e mudanças não é dever somente do gestor e dos que estão trabalhando dentro da administração, mas, sim, de todos os cidadãos,  porque afeta a todos", disse acrescentando uma particularidade absorvida durante o evento. "Aprendi sobre os programas e ações da CGU, pois eu não sabia que tinha um Núcleo de ações e ouvidoria e prevenção da corrupção da CGU- Regional/TO. Isso é muito interessante porque nos mostra onde nós futuros gestores possivelmente podemos atuar e explorar", enfatizou. 

No dia 25, foi a vez do público conferir a palestra "As novas diretrizes do Programa de Gestão e Desempenho, conforme a IN Nº 24/2023", ministrada pelo diretor de Gestão de Pessoas do IFTO, Jefferson Cordeiro. Ocasião em que os servidores de diferentes unidades puderam tirar suas dúvidas e buscar mais esclarecimentos sobre essa nova instrução. Na sequência, a psicóloga da Reitoria do IFTO, Rosângela Morbeck ministrou a palestra "Os caminhos possíveis para a resolução de conflitos". Os participantes interagiram apresentado situações de conflitos pessoais e profissionais e, a partir dessa troca, sanaram dúvidas, fizeram questionamentos e interagiram ao longo da apresentação. 

O último dia de evento foi marcado pela temática "Assédio e suas repercussões na Administração Pública", apresentada pelo chefe da Procuradoria Federal junto ao IFTO, Eduardo Prado. O público marcou presença e aproveitou a oportunidade para sanar dúvidas acerca da legislação vigente. Recentemente, foi aprovado parecer, por parte do governo federal, que estabelece que casos de assédio sexual deverão ser punidos com demissão em toda a administração pública federal. 

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini, ministrou a palestra "Entre o planejamento e o resultado estratégico para o desenvolvimento". Gestores, servidores, estudantes e comunidade externa compareceram ao momento, ocasião que proporcionou reflexões sobre caminhos para o sucesso de ações no âmbito da educação, superação de desafios, como lidar com as pessoas, liderança e equipes, mecanismos de comunicação, entre outros caminhos inerentes. 

A comissão organizadora do 6º Seminário de Administração Pública foi presidida pela servidora Leila Caroline Malfatti e contou com a composição de uma equipe multidisciplinar.