Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de curso de Gestão Integrada do Almoxarifado e Patrimônio 

Notícias

Servidores participam de curso de Gestão Integrada do Almoxarifado e Patrimônio 

Formação

por Thâmara Filgueiras publicado: 13/03/2023 16h41 última modificação: 13/03/2023 17h34

Com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos ligados à gestão integrada de almoxarifado e patrimônio, servidores de todas as unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) que atuam nas áreas de contabilidade, execução financeira, almoxarifado e patrimônio participaram de um curso de formação na área. 

Segundo a pró-reitora de Administração, Juliana Queiroz, a gestão patrimonial ganha enfoque neste exercício em virtude das atividades previstas para esta área, como a regulamentação da Política Centralizada de Administração de Patrimônio no âmbito do IFTO e dos procedimentos para implantação do Sistema Integrado de Administração de Serviços (SIADS). "É importante observar que tivemos representantes de todas as unidades do IFTO no curso, o que reforça o alcance e importância desta capacitação", ressaltou a pró-reitora.

Entre os conteúdos do curso estavam noções de contabilidade pública, conceituação de material de consumo permanente - englobando aquisição, entrada, incorporação, doação, baixa, entre outros aspectos -, reavaliação e depreciação e tipos de inventário. Além de exposição teórica, a formação também contou com exercícios práticos. 

Para a técnica de contabilidade da unidade de Araguatins Abilia Rejane, o curso promoveu uma necessária renovação nos conhecimentos, em especial, por não ter havido capacitações presenciais durante os dois anos mais críticos da pandemia de Covid-19. "Passamos por um período difícil, de perdas, distanciamento, suspensão das capacitações presenciais. Interessante constatar que não perdemos nossa essência como servidores nesse ínterim, o que ficou manifesto durante as interações no decorrer das aulas, realçando ainda mais a importância de uma práxis alinhada sobre o controle dos bens da instituição", destacou a servidora. 

A formação contou com a participação de 30 servidores no total e aconteceu na Reitoria do IFTO, entre os dias 7 e 9. Foi ministrada pelo instrutor Marízio Martins da Costa, que conta com vasta experiência em Administração Pública.