Notícias
Seminário de Assistência Estudantil discute importância do olhar institucional
8ª edição
Com o objetivo de discutir as diretrizes da Assistência Estudantil no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), nesta quarta-feira, 22, foi aberto o VIII Seminário de Assistência ao Estudante, no Campus Colinas do Tocantins.
Durante a abertura, o reitor Antonio da Luz destacou a importância do olhar institucional às ações de Assistência Estudantil e ressaltou que as unidades da instituição precisam garantir oportunidades iguais aos estudantes. Além disso, ele apresentou a estrutura da nova pró-reitoria do IFTO: a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), que deve ser criada na próxima sexta-feira, 24, durante a 3ª reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup). O reitor explicou o papel dessa pasta, que visa reforçar a representatividade estudantil dentro da instituição.
A futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, falou sobre a humanização da Assistência Estudantil, que é preciso lembrar que os estudantes são os os protagonistas nesse cenário. O diretor-geral pro tempore do Campus Colinas do Tocantins, Paulo Hernandes, agradeceu aos estudantes, servidores e terceirizados que colaboraram para a realização do evento e também ressaltou a emoção em sediar o seminário.
O presidente do Centro Acadêmico, Cleiber Pereira, e o representante do Grêmio Estudantil do Campus Colinas do Tocantins, Thales Silveira, desejaram boas vindas a todos e a todas. Na ocasião, foi realizada a apresentação teatral "Praça Tocantins", encenada por estudantes da unidade sede.
Mesa redonda
"Educação na Contemporaneidade" foi o tema da mesa redonda realizada na manhã do primeiro dia do seminário, composta pelos professores Rubenilson Araújo, Solange Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo técnico em Assuntos Educacionais, Leandro Silva, do Instituto Federal do Pará (IFPA). Eles discutiram questões de identidade de gênero, de raça e de inclusão, enfatizando o papel da escola e a importância da transformação desse local, que hoje, ainda é excludente e discrimina o diferente.
Período vespertino
O sucesso e o fracasso escolar foram temas da palestra do professor Luciano Cores, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ele destacou que a escola é a responsável pelo fracasso ou sucesso do estudante, que não adianta buscar fatores externos a ela. Por fim, a futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, apresentou um diagnóstico de Assistência Estudantil no âmbito do IFTO e destacou a importância da integração das ações, que é preciso sair da teoria e partir para prática nessa institucionalização da Assistência Estudantil.
2º dia
O seminário continua durante a quinta-feira, 23, momento que será discutida a Política de Assistência Estudantil na Contemporaneidade e os presentes serão divididos em Grupos de Trabalhos (GT's), com o intuito de debater as demandas específicas de cada área que compõe a equipe multiprofissional da Assistência Estudantil, assim como as necessidades dos estudantes.
Confira mais fotos na Fanpage do IFTO.