Notícias
Reunião do Codir discute minutas de regulamentos e realização de programas institucionais
Codir
O Colégio de Dirigentes (Codir) realizou a sua 2ª reunião ordinária por videoconferência, na terça-feira, 28 de maio. Inicialmente foi apreciada pelos membros do Codir uma minuta do documento que aprova as diretrizes para a concessão de auxílio financeiro à submissão tramitação e tradução de artigos científicos para línguas estrangeiras, no âmbito do IFTO. O documento foi apresentado pela Diretora de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Darcy Bonfim.
Na sequência, foi apreciada a minuta do documento que aprova o Regulamento com procedimentos a serem adotados no atendimento a situações de assédio moral e/ou sexual sofridas por estudantes no âmbito do IFTO para o ensino presencial e à distância. A diretora de assistência estudantil, Jahny Duarte, presidente da comissão responsável pela elaboração do documento, destacou que ele nasceu a partir de uma demanda da Procuradoria que atua junto ao IFTO, contando na sua elaboração com as contribuições da Ouvidoria e Corregedoria do IFTO. O documento está disponível para contribuição da comunidade até 12 de junho.
Durante a reunião, o Pró-reitor de extensão do IFTO, Milton Flores, apresentou os programas que estão em andamento e os que serão executados em parceria com a Proex nos próximos meses. Como: Mulheres Mil, que está em andamento em várias unidades do IFTO com a oferta de 1043 vagas, por meio de cursos que foram propostos pelas próprias unidades e Programa de Qualificação de Economia Solidária, com a oferta de 160 vagas, distribuídas em 4 turmas. O pró-reitor informou, ainda, que o IFTO é parceiro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), na seleção de agentes territoriais de cultura responsáveis pela execução de atividades de promoção e acesso à cultura. Além disso, encontra-se em fase de formalização a execução do programa. "Envelhecer nos territórios", que tem como objetivo promover a formação de agentes de direitos humanos nos territórios, voltada à pessoa idosa. Serão selecionados 30 estudantes para atuarem no programa.
A reunião contou, também, com a apresentação da recomposição orçamentária realizada pela Pró-reitora de Administração, Juliana Ferreira Queiroz. Já durante os informes gerais, o presidente do Colégio, o reitor Antonio da Luz, reforçou a relevância da realização do Encontro dos Servidores 2024, que foi realizado na unidade de Araguaína, no período de 29 de maio a 1º de junho. Além disso, o reitor informou aos membros do conselho o andamento da implantação do Campus Tocantinópolis, que já tem sede provisória definida e início das atividades previstas para 2025.