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Reflexões sobre o Ensino a Distância pautam último dia do Integra
Identidade IFTO
No último dia de programação do Identidade IFTO 2022, o público acompanhou palestras com profissionais renomados que trouxeram à 4ª edição do Integra reflexões sobre ensino a distância, políticas públicas educacionais e reforma do Ensino Médio, além de oficina sobre elaboração de projetos integradores.
"Há muito tempo a gente planeja promover esse encontro e que bom que hoje estamos aqui e recebemos todos vocês para poder partilhar conosco suas experiências em suas instituições", disse a pró-reitora de Ensino do IFTO, Nayara Pajeú. A mesa foi mediada pela diretora do Centro de Referência em Educação a Distância do IFTO (Cread), Jussara Maysa, e pelo Coordenação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Fagno Fonseca.
A Mesa Interativa: "EAD de Norte a Sul: desafios e perspectivas" recebeu primeiramente a professora Ione Diniz, da UFRN, ocasião em que apresentou toda a estrutura que envolve a oferta de cursos a distância naquela universidade, como os aspectos legais, formação de equipes, o desenho pedagógico do EaD na instituição, sujeitos e atribuições.
"A educação a distancia na UFRN é uma modalidade que tem crescido muito, se expandido e provocado verdadeiras mudança e transformações, sobretudo no entorno dos polos presenciais em que temos nossos alunos vinculados. Vamos hoje compartilhar experiências que vivenciamos ao longo desses anos aqui na nossa instituição", disse Ione.
Em seguida, o professor Flavius Gorgônio da Luz, da UFRN, também participou da mesa e trouxe contribuições sobre a realidade do ensino a distância no interior do Estado: Escola Agrícola de Jundiaí, que começou com a modalidade presencial e migrou par o EaD, e o Instituto Metrópole Digital, com modalidade semipresencial, que fomenta a criação do polo de TI.
Também participou da mesa o professor Thiago Medeiros, do IFRN, para falar sobre recursos educacionais abertos e repositórios institucionais. Tratou dos aspectos legais, curadoria, acesso aberto, coleções digitais, ciência de dados, entre outros assuntos.
Por fim, o professore Raymundo Ferreira, do IFRS, participou falando sobre PlaforEdu, do ProEdu: repositório online, plataforma de recursos educacionais, natureza de mídia, acessibilidade, e outros pontos. Ao final, todos os palestrantes interagiram respondendo dúvidas dos participantes.
Encontro de Licenciatura
E, encerrando a noite de programação, o público prestigiaram outras duas palestras dentro do I Encontro de Licenciatura do IFTO, organizado no Integra. A saber: "Política educacional, políticas públicas e o papel do professor no cenário atual", com a professora Rosilene Lagares, da UFT, ocasião em que abordou o a diferença entre política e políticas de educação; o papel do professor, movimentos orgânicos, conjuntura e educação, e outros aspectos.
Sobre "A Reforma (empresarial) do Ensino Médio e o futuro dos Institutos Federais: da formação integrada à especialização polivalente", com o professor John Mateus, do IFCE, foram discutidas perspectivas, competências, base legal, itinerário da formação estudantil, formação técnica e profissional no ensino médio regular, conteúdo da reforma, ajuste fiscal, enfrentamento aos desafios. Ao final, o momento foi mediado pela professora Eliane Mittelstad, com perguntas aos palestrantes acerca dos apontamentos. O momento foi conduzido pelo diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra.
A oficina: Elaboração de Projetos Integradores foi conduzida pelo professor Saulo Timóteo (Reitoria) e pela professora Lígia Araújo (Campus Porto Nacional).