Notícias
Parceria entre IFTO e o Instituto Politécnico de Bragança garante à estudante cursar graduação em Portugal
Intercâmbio
Ao receber um e-mail, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), divulgando a oportunidade de realizar um intercâmbio em Portugal, Renato Lopes de Albuquerque, egresso do curso Técnico em Administração do Campus Palmas, viu uma chance para iniciar uma grande mudança em sua vida. Ele entrou em contato com a Coordenação de Relações e Assuntos Internacionais (CRAI) do IFTO, candidatou-se e foi aprovado para cursar a graduação em Animação e Produção Artística no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
A oportunidade surgiu por meio de uma cooperação técnica entre o IFTO e o IPB, que visa fortalecer a mobilidade de estudantes, egressos, professores visitantes e pessoal administrativo. Vale destacar que o IPB não aceita candidaturas individuais/diretamente dos estudantes. Assim, elas são feitas pelo IFTO via CRAI, a partir de uma chamada pública para as candidaturas de estudantes. Renato foi selecionado em uma chamada publicada em fevereiro deste ano, para egressos do seus cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.
Para Renato, estudar fora do Brasil e fazer uma graduação na área de cultura e arte eram objetivos antigos. Desde que ingressou no IFTO, quando começou seu envolvimento com projetos, o desejo de viver um intercâmbio se tornou mais forte. Agora, com a aprovação para a graduação em Portugal, ele vê a concretização de um sonho. Seu embarque está previsto para o dia 25 de agosto e ele já está cheio de planos para sua chegada à cidade de Bragança. “Quando eu chegar lá. Primeiramente, quero conhecer o máximo possível de coisas novas. Conhecer os países europeus, a história deles, ir a monumentos, fazer intercâmbio de línguas, tudo. Eu quero dar espaço a essas experiências. E, em relação ao meu curso de animação, eu quero aprender ao máximo, me profissionalizar e crescer nesse ramo”, declarou Renato.
Para quem, assim como Renato, deseja realizar um intercâmbio, o recado é claro: é preciso estar atento às oportunidades divulgadas nos canais oficiais de comunicação do IFTO.“ Quem é aluno precisa ficar ligado no e-mail institucional e o portal do IFTO também tem muita coisa. Infelizmente às vezes a gente não enxerga as oportunidades, porque não procuramos”, frisou Renato. Para ele, o intercâmbio foi mais uma das muitas oportunidades ofertadas pelo IFTO. “Você vive o ensino médio ao máximo aqui dentro, com as oportunidades que o IFTO te dá. Porque essa do intercâmbio, eu recebi como egresso, mas foram diversas outras que o IFTO me abriu portas. Para receber bolsa, trabalhar com teatro e música. E foi tudo o que formou quem eu sou hoje . Eu não sei como seria se não fossem essas experiências”.
A coordenadora de relações internacionais do IFTO, Poliana Brito, defende as vantagens da parceria entre o IFTO e o IPB. “ Trata-se de uma oportunidade de formação em uma instituição multinacional e multicultural, que possibilita a experiência de conhecimento e interação com pessoas de diversas partes do mundo, tendo em vista que o IPB é uma instituição internacionalmente reconhecida. Assim, a oportunidade de participação e o aceite do egresso Renato, só demonstra o fortalecimento das ações de internacionalização do IFTO, possibilitando que servidores, estudantes e egressos tenham mais oportunidades de mobilidade acadêmica e profissional internacional . A coordenação de Relações e Assuntos Internacionais busca apoiar no processo de recolha documental e o encaminhamento dos processos de candidatura”, declarou Poliana.