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Palestras, rodas de conversa, exposições e reuniões técnicas foram promovidas durante o Identidade IFTO
Assistência Estudantil - AfroIdentidade - Seminário Administrativo - Integra IFTO
Mayana Matos e Greiciane Souza
Dentre as muitas atividades realizadas na terceira edição do Identidade IFTO, foi realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro, o 10º Seminário de Assistência Estudantil. O evento teve como tema "Construindo caminhos para a assistência estudantil: um olhar para o futuro". O primeiro dia de evento contou, em sua abertura, com a apresentação artística da cantora Anne Raelly. Na ocasião, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepúlvida, ressaltou a temática do evento. "Todos temos muitos desafios no IFTO, mas quando cada um de nós chega imbuído do desejo de fazer o melhor, facilita tudo. Quando falamos de futuro, estamos falando de esperança, de agir dentro daquilo que tem que ser feito, do desejo de fazer mais e melhor. Esse é o nosso sentimento, não só como servidores, mas como humanos", disse.
A coordenadora de Assistência Estudantil do IFTO agradeceu a participação de todos. "Queria desejar as boas-vindas e agradecer a participação de todos, bem como a àqueles que contribuíram para a realização deste evento. Essa uma oportunidade para avançarmos nas discussões sobre a assistência estudantil. Que possamos construir juntos esse caminho", afirmou. Ainda na abertura, Gustavo Henrique Moraes, pesquisador do INEP e idealizador da plataforma Nilo Peçanha, palestrou sobre "Rede Federal: reflexões sobre a identidade institucional".
No período vespertino, foi realização da mesa redonda "Panorama da Assistência Estudantil com a nutricionista do IFTO, Jahny Kássia Rocha e com as assistentes sociais do IFTO, Nanna Krishina Silva e Márcia Siqueira. Ainda dentro da programação foram realizados os encontros dos Grupos de Trabalhos da Assistência Estudantil: Roteiro Discussão nos grupos de trabalho e GT's da Assistência Estudantil: Socialização dos Grupos de Trabalho da Assistência Estudantil. O último dia de evento foi dedicado a tratar sobre "A política de inclusão e a infraestrutura dialógica no IFTO", com a participação de Alini Alves, responsável pelo setor de inclusão e diversidade da Proae; Fernanda Medrado, arquiteta e urbanista da Dinfra e, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepúlvida.
Integra IFTO
“Mais um espaço para se discutir questões acerca do ensino na instituição, dar visibilidade a projetos maravilhosos que acontecem em todas as nossas unidades, falar sobre práticas exitosas envolvendo monitorias e também um espaço para que iniciássemos discussões acerca de temáticas necessárias e importantes para a instituição”. Foi com essas palavras que a pró-reitora de Ensino do IFTO, Nayara Pajeú, explicou como o Integra foi idealizado e chegou a sua terceira edição, também compondo a programação do Identidade. A fala da pró-reitora aconteceu na quinta-feira (2), durante a abertura do evento. Neste ano, o Integra seguiu em busca de fortalecer a importância de refletir sobre as práticas do ensino, revisitando modelos e propondo novos caminhos na sala de aula.
Na primeira noite de programação, Tomé de Pádua, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), apresentou a palestra “Caminhos para a Curricularização da Extensão” e resgatou o histórico da extensão no país e a legislação pertinente ao assunto. O palestrante também relatou a experiência extensionista na sua instituição. Para o palestrante, a extensão como “um processo que retroalimenta o ensino e a pesquisa em articulação com os saberes e demandas da sociedade”.
A programação da sexta-feira (3) foi para conhecer as experiências exitosas da área de ensino. Docentes, técnico-administrativos e estudantes compartilharam práticas desenvolvidas em suas unidades, durante o primeiro semestre deste ano, que obtiveram resultados positivos e boa repercussão na comunidade.
A diretora de Gestão Educacional, Noemi Zukowski explicou que os projetos de ensino, fomentados pela Proen, têm por objetivo relacionar prática e teoria, levando o estudante para mais perto de sua prática profissional e da prática em competência dos conhecimentos adquiridos ao longo de seu processo de aprendizado. No “Você em Cena”, as práticas ganham visibilidade. Ela ressalta como ponto de destaque do evento a diversidade dos projetos apresentados. “Tem projetos que foram desenvolvidos na área pedagógica, outros foram desenvolvidos em áreas de disciplinas específicas, como Biologia, Administração, entre outras. Tem projetos que visam a construção de páginas, publicação de livros, através da escrita de poemas e contos. Os projetos que temos este semestre vão desde apresentações voltadas à tecnologia da aprendizagem, de utilização de ferramentas, à produção de horta, de produtos para enriquecer a alimentação de famílias que fazem parte da nossa comunidade acadêmica”, comentou a diretora.
AfroIdentidade
A programação do AfroIdentidade também aconteceu durante o Identidade com o objetivo de reafirmar o compromisso do IFTO com a diversidade no que se refere ao povo negro tocantinense e brasileiro. Objetiva sensibilizar toda a comunidade para a importância das contribuições do povo negro na miscigenação e na cultura brasileira.
O evento foi realizado no dia 3 de dezembro, pela manhã, com a Mesa Redonda: Questões raciais na educação e na sociedade do século 21, que abordou sobre cotas para negros e pardos; sobre de racismo estrutural e racismo na literatura brasileira. Os participantes foram: professor do IFTO, Sérgio Roberto; Edilma Barros, presidente do Conselho de Igualdade Racial e a professora do IFTO, Rosângela Lopes. O momento foi mediado pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepúlvida.
"Quando a coisa está preta, a coisa não está ruim". Com este alerta, muitas contribuições foram dadas, no período vespertino, durante a roda de conversa "Reflexões estudantis sobre combate ao racismo nos dias de hoje". Participaram do momento os estudantes Brunno Oliveira, Andreia Nunes, Ruicherly Magda, Maicon Aidyon. A conversa foi mediada pelo diretor de Articulação Estudantil, Higor Lira.
Seminário de Administrativo
Com o objetivo de promover debates e aprimorar as técnicas administrativas e jurídicas da instituição, envolvendo profissionais dos diversos setores da Administração Pública no âmbito do IFTO, foi realizado dentro do Identidade IFTO, nos dias 1º e 2 de dezembro, o Seminário Administrativo do IFTO. O primeiro dia de programação contou com a apresentação "Governança Institucional - Indicadores do IFTO", com o economista William Sousa. Em sua fala, traçou comparativos entre os indicadores de anos anteriores, falou os trâmites que envolvem os relatórios gestão; levantamento de governança; metodologia; bem como sobre as perspectivas de avanços na instituição.
Durante o evento foi realizada a Reunião Técnica - Execução Orçamentária, conduzida pela economista Ana Paula Mecenas, com a participação do pró-reitor de Administração, Octaviano Furtado e de gestores de demais setores. Foram tratadas questões financeiras como pagamento de bolsas/auxílio, os trâmites referentes, mudanças ocorridas e outros aspectos de modo a buscar a padronização de um modelo de solicitação de pagamento. Os participantes interagiram com dúvidas e questionamentos.
Dentro da programação, o público também participou do Seminário Administrativo: Treinamento Tesouro Gerencial, apresentado pelo contador Vladimir Lisboa. Na ocasião, o servidor explicou sobre o sistema, sobre as formas de acesso, atributos, métrica, criação de relatório e solicitações. O público interagiu com perguntas e contribuições.
Identidade IFTO
O Identidade IFTO reuniu, em um só lugar, trabalhos desenvolvidos em pesquisa, extensão, inovação, ensino, arte e cultura. O evento aconteceu de forma 100% on-line, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, ocasião em que foi realizada a 12ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 8ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 3ª edição do AfroIdentidade, a 3ª edição do Integra IFTO, a 10º Seminário de Assistência Estudantil, o Seminário Administrativo e XI Seminário de Gestão de Pessoas.