Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Normativas que nortearão gestão da Administração são apresentadas aos dirigentes

Notícias

Normativas que nortearão gestão da Administração são apresentadas aos dirigentes

Codir

Divisão de computadores entre as unidades e execução orçamentária também estiveram na pauta
por Thâmara Filgueiras publicado: 27/06/2023 13h34 última modificação: 27/06/2023 13h34

O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reuniu-se para a terceira reunião ordinária do ano, que ocorreu nesta quinta-feira, 22, na Reitoria. A reunião teve início com os informes gerais e neles estiveram o lançamento do programa Radar, desenvolvido a partir de uma cooperação entre Pró-reitoria de Ensino (Proen) e Diretoria de Tecnolocia da Informação (DTI); a participação de representantes do IFTO na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a ser realizado em Brasília, no mês de setembro; o reconhecimento dos trabalhos premiados na Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) de 2022 na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Julho, em Curitiba; o resumo da participação do IFTO na Agrotins e o início dos preparativos para a próxima edição do evento.

Os pontos de pauta foram iniciados pela apresentação da distribuição de novos computadores, que foram adquiridos com o objetivo de continuar o processo de atualização das máquinas mais obsoletas. A proposta apresentada pelo diretor de Tecnologia da Informação, Kleyton Moreira, prioriza a atualização dos equipamentos mais defasados, entre eles de alguns laboratórios. Na última aquisição, foram comprados 131 computadores, que foram destinados às unidades de Araguaína (30), Colinas do Tocantins (18), Formoso do Araguaia (3), Gurupi (36), Lagoa da Confusão (5), Paraíso do Tocantins (24) e a Reitoria (15).

Durante a reunião, foram apresentados três documentos técnicos que nortearão ações de gestão administrativa, que foram eles: Política Centralizada de Administração Patrimonial e do Manual de Gestão Patrimonial, Manual de Conformidade dos Registros de Gestão e Manual Institucional para concessão de Suprimentos de Fundos. Conforme explicou a pró-reitora de Administração, Juliana Queiroz, são documentos que funcionarão como um tutorial, com instruções detalhas sobre como proceder nos casos de que tratam cada um dos manuais.

A equipe da Pró-reitoria de Administração (Proad) apresentou, ainda, o percentual do que já foi executado do orçamento de cada uma das unidades do IFTO. De acordo com o diretor de Finanças e Contabilidade, João Marcelo dos Santos, esse acompanhamento pode ser feito diariamente por meio da base de dados do Tesouro Gerencial. O diretor destacou a importância de manter esse acompanhamento constante, pois auxilia na tomada de decisão pelos gestores, além de mantê-los atualizados para que os empenhos - ou seja, a reserva do orçamento que autoriza o pagamento de diferentes ações, desde a compra de equipamentos, até o pagamento de bolsas, diárias, entre outras - sejam todos feitos em tempo hábil, a fim de que não haja retorno de recurso para o Tesouro. 

Para finalizar a reunião, os dirigentes debateram o orçamento dos anos seguintes, com foco nos indicadores de ensino, pesquisa e extensão, que serão consideradas para a composição do orçamento institucional a partir de 2024. Os pormenores dos indicadores de cada uma das unidades do IFTO serão debatidos em uma reunião extraordinária do Codir, convocada para a próxima sexta-feira, 30.