Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Neabi de Araguatins promove série de vídeos alusivos à Semana da Consciência Negra

Notícias

Neabi de Araguatins promove série de vídeos alusivos à Semana da Consciência Negra

Cosnscir

Material pode ser encontrado na conta oficial do Instragram da unidade de Araguatins
por publicado: 27/11/2023 09h21 última modificação: 27/11/2023 09h23

 Com o objetivo de comemorar a Semana da Consciência Negra e o Dia de Zumbi de Palmares, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), da unidade de Araguatins do IFTO, produziu uma série de vídeos curtos com temáticas relacionadas à luta contra a discriminação racial. Os vídeos foram publicados no período de 20 a 24 de novembro de 2023, com pautas que intitulam a campanha:"Consciência de todas as cores: por mais respeito, igualdade e dignidade" no Instagram da unidade @ifto.araguatins.

 Participam da coordenação da campanha, os professores Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e Cassia Maria de Sousa Pereira, com apoio de filmagem e edição audiovisual do estudante de Agropecuária, Sammuel Victor Feitosa da Conceição. Como protagonistas dos filmes constam: Os acadêmicos de Ciências Biológicas, Julianne Pereira de Amorim e Leo Kauan Silva de Souza; a servidora terceirizada Elcione Rodrigues da Silva Moreira; e a estudante do curso Técnico em Agropecuária - Tatyellem Eduarda Almeida Coelho e Professor Edvar de Sousa da Silva

 As abordagens da campanha foram discutidas, deliberadas e construídas com foco em:

a) Exclusão dos negros de espaços de protagonismo;

b) Colorismo e inferiorização da pele preta;

c) Exploração e objetificação dos corpos pretos;

d) Os jovens negros e o mundo do tráfico de drogas;

e) Desrespeito à cultura e religiosidade africana.

NEABI

O NEABI tem como objetivo capacitar estudantes e servidores que sejam líderes e multiplicadores das consciências negra e indígena, e que trabalhem na perspectiva das diversidades étnico-raciais, sociais e culturais, bem como no respeito ao próximo.

O professor Paulo Hernandes defende a relevância da ação. "É necessário criar estratégias para trabalharmos contra o preconceito racial, a discriminação, a desvalorização e exclusão dos negros de espaços de protagonismo. Torna-se papel da escola promover ações que despertem suas comunidades interna e externa para a importância da Consciência Negra e do combate ao racismo. Assim, a arte audiovisual surgiu como essa possibilidade, uma vez que consegue atingir um grande número de pessoas"