Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integra promove I Encontro de Licenciatura do IFTO

Notícias

Integra promove I Encontro de Licenciatura do IFTO

Identidade IFTO

Práticas extensionistas e experiências exitosas marcam o primeiro dia do evento
por publicado: 17/11/2022 18h30 última modificação: 18/11/2022 10h22

Mayana Matos e Greiciane Sousa

Com a palestra "A curricularização da extensão nos cursos de graduação: os desafios, as possibilidades e os impactos na aprendizagem", teve início na quinta-feira, 17, a programação da 4ª edição do Integra IFTO. Nesta edição, o Integra realizou o I Encontro de Licenciaturas do IFTO com o objetivo de promover integração e oportunizar espaços de discussão e reflexão sobre a formação docente, no contexto da educação profissional, visando a consolidação e o fortalecimento dos cursos ofertados. 

Na abertura, participaram o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, e o diretor de Graduação, Daniel Marra. "É um motivo de muita satisfação para todos nós, estarmos aqui, hoje, celebrando a possibilidade desse I Encontro de Licenciaturas do IFTO. É o primeiro de muitos outros encontros que virão e, através deste, vamos contribuir com apontamentos para diversos desafios nesse contexto", disse Nayara Pajeú, desejando boas-vindas e agradecendo todos os envolvidos na organização do evento. 

Na ocasião, o reitor do IFTO, Antonio da Luz, ressaltou a importância desses espaços de reflexão e discussão sobre os cursos de licenciatura. "É um dos nossos objetivos para os próximos anos ampliarmos significativamente o volume de ofertas das vagas nos cursos de licenciatura. Mas, para além desse desejo de ampliar, é importante iniciarmos uma discussão sobre quais são as realidades vivenciadas, quais são os desafios e necessidades enfrentados, para avançarmos na qualidade para além daquela que já é entregue aos nossos estudantes. E este encontro se constitui como esse espaço de discussão e busca de caminhos que possam minimizar as deficiências e melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços", disse. 

A palestrante, professora Maria Santana Milhomem, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela Universidade de Sergipe, professora adjunta do curso de Direito da UFT, e desde 2016 é pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT. No encontro, tratou sobre a importância da reconexão com a educação básica, curricularização da extensão, reeditação da extensão e inserção da extensão dentro dos currículos, objetivos, possibilidades, impactos, resoluções, da extensão dentro do PPC dos cursos, dos desafios sobre a compreensão sobre a extensão universitária, ação curricular da extensão, lugar da extensão na instituição e reconhecimento, entre outros aspectos. 

Ainda pela manhã foi promovida a oficina sobre elaboração de Unidades Diversificadas, com os professores Saulo Timóteo (Reitoria), Jânio Carlos (Campus Porto Nacional) e Luis Augusto da Silva Flexa (Reitoria). 

Mostra de Práticas Exitosas

Continuando a programação do primeiro dia do Integra, a tarde foi dedicada à Mostra de Práticas Exitosas, com apresentação de projetos de ensino contemplados com editais de fomento e bolsas para estudantes colaboradores e desenvolvidos ao longo deste ano nas diversas unidades do IFTO. Esta foi a quarta edição da Mostra, que se trata de um momento de socialização de práticas que diversificam o ensino na instituição.

Nesta edição, foram apresentados 18 projetos sobre diversas áreas do conhecimento. Uma das práticas compartilhadas vem da unidade de Paraíso do Tocantins e é coordenado pela professora Graziani Anicezio. Trata-se do projeto “Jogos da Língua Portuguesa no Ensino Médio”, que busca o ensino da disciplina através da interação promovida por jogos e promovendo o protagonismo aos estudantes.

Além de projetos voltados para facilitar o aprendizado dos estudantes, a Mostra também trouxe projetos dedicados à promoção da acessibilidade, como o projeto TecLibras, que se propõe elaborar apostilas de conteúdo básico de Libras e aplicação de realidade aumentada com os conteúdos criados. A prática é desenvolvida na unidade de Araguatins e coordenada pelo professor Rogério Pereira.

À noite, a programação do Integra segue com as palestras do I Encontro de Licenciaturas: “A formação de professores/as no Instituto Federal do Tocantins: caminhos para construção da identidade docente” e “As Novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores no contexto da mercantilização da educação”, a partir das 19h, com transmissão on-line pela plataforma do Identidade. 

 

Sobre o Integra 

O Integra consiste em um Encontro de Ensino e Aprendizagem no qual servidores e estudantes poderão discutir questões acerca das práticas pedagógicas na instituição. Objetiva consolidar-se como um espaço de divulgação e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no Instituto; divulgar e compartilhar práticas pedagógicas exitosas e inovadoras; bem como incentivar e sistematizar os saberes construídos a partir das práticas de nossos servidores.