Notícias
IFTO promove IV Seminário de Promoção da Saúde
Servidores e estudantes
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove, neste mês de março, o IV Seminário de Promoção da Saúde. O objetivo do evento é executar ações de promoção da saúde no âmbito do IFTO, assim como capacitar os servidores na área, de modo a aprimorar a qualidade do atendimento ofertado aos estudantes. Este ano o evento manterá o formato híbrido, dividido em três momentos distintos, com foco especial no debate sobre o uso do celular no ambiente escolar. A programação acontecerá em várias unidades e em diferentes datas.
Nos dias 20 e 21 de março, será realizada na Reitoria uma capacitação aos servidores com os seguintes temas: fraturas, entorses, luxação e imobilização com o médico ortopedista Ismael Armondes e, acidentes ofídicos, com a enfermeira Regiane Cristina, especialista em Ciências do Ambiente. Participarão do evento profissionais da saúde, professores da área de educação física, profissionais vinculados à assistência estudantil e outros profissionais indicados pelos campi. Para esta atividade, os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 19, via Suap.
No dia 26 de março, às 14h30, será realizada uma mesa-redonda on-line abordando o tema "Cadê meu celular?", ocasião em que será debatido sobre o uso consciente das tecnologias digitais, o tempo de exposição e os impactos emocionais e sociais do uso excessivo. A mesa contará com a participação da psicóloga Janinne Rodrigues, especialista em adolescência, do professor de Educação Física, David Anderson, e da nutricionista Jahny Kássia. A live da mesa- redonda será transmitida pelo canal oficial do IFTO, no YouTube. Vale lembrar que no início deste mês foi publicada a Instrução Normativa sobre as restrições no uso de celular e outros dispositivos eletrônicos no IFTO.
“Entre os principais benefícios do evento, destaca-se o fortalecimento das políticas institucionais para a saúde física e mental dos estudantes. Neste ano, o foco das discussões será o uso do celular e de outros dispositivos eletrônicos no ambiente educacional, abordando seus impactos e promovendo a conscientização. Além disso, os profissionais da área de Educação Física terão participação ativa no seminário, ampliando o diálogo e integrando atividades que visam o bem-estar dos estudantes e a qualificação”, destacou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Márcia Adriana Ribeiro.
Nos campi, ao longo do mês de março, serão promovidas ações direcionadas à comunidade acadêmica conforme programação detalhada abaixo:
Araguatins: 9h às 14h30: Vacinação de servidores e estudantes, em parceria com a secretaria municipal de saúde de Araguatins.
14h30: Intervalo para assistir a Live
Das 19h às 21h: Vacinação de servidores e estudantes, e realização de testes rápidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins. Cadastro de doadores de medula óssea, em parceria com a Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis (Hemorrede do Tocantins)
Araguaína: 27/03, das 8h às 10h30 - Saúde em foco: Proteção, prevenção e autocuidado para todos. Ações preventivas e de cuidados contínuos com a saúde, como a vacinação, avaliação da pressão e glicemia, e autocuidado.
Colinas: 26/03, das 8h às 12h - Vacinação contra Covid-19 e Influenza
Dianópolis: 27/03, das 8h às 12h: Campanha de atualização vacinal parceria com a SEMUS, sala temática: fato ou fake sobre vacinas para combate da hesitação vacinal e desinformação. Sala temática: Cadê meu celular: uso de telas e saúde mental.
Dia 01/04: às 19h - Roda de conversa sobre autocuidado e saúde mental.
Palmas: 26/03, das 9h às 11h: O uso do celular na escola: entenda as novas regras e seus impactos, com o psicólogo Fernando Vieira Machado, a pedagoga e orientadora educacional Jacqueline Pilger Effgen, a psicóloga Silvânia Gomes da Costa e a nutricionista Ionara Silva Chaves Dias.
Porto Nacional: 26/03, das 8h às 12h: Vacinação contra Covid e Influenza.
Lagoa da Confusão: 25/03, às 13h30: Palestra sobre o uso do celular com psicólogo Fernando Vieira.
Pedro Afonso: 26/03, das 8h às 12h: Vacinação, Teste de Glicemia e Aferição de Pressão.
Em Porto Nacional, foi realizada, no dia 11 de março, a Roda de Conversa sobre o uso de celular e outros eletrônicos nas salas, com o psicólogo Fernando Vieira. No Campus Paraíso do Tocantins, a ação ocorreu no dia 13 de março, com a campanha de atualização vacinal.
As demais unidades estão a definir suas programações! Fique atento e participe!