Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove Audiência Pública para discutir implantação do Campus Tocantinópolis

Notícias

IFTO promove Audiência Pública para discutir implantação do Campus Tocantinópolis

Expansão

Expectativa é que a nova unidade atenda a mais de 1000 estudantes com cursos técnicos, superiores e de pós-graduação
por publicado: 29/05/2024 12h16 última modificação: 29/05/2024 12h16

Em março deste ano, foi anunciado pelo Governo Federal 100 novos campi de Institutos Federais. Entre eles, o Campus de Tocantinópolis do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  A partir do anúncio foram iniciadas as tratativas e os processos para implantação do novo Campus. Na quinta-feira, 23, foi dado um importante passo nesse sentido, com a realização de uma Audiência Pública para discutir a implantação do Campus Tocantinópolis do IFTO, no plenário da Câmara Municipal de Tocantinópolis. Durante a Audiência, o professor do IFTO, Saulo Timóteo, fez uma apresentação do plano de implantação da mais nova unidade do IFTO, destacando os cursos que serão oferecidos. 

De acordo com Saulo, serão ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio e Formação Inicial Continuada (FIC) na modalidade EJA. Além de cursos superiores e de pós-graduação lato sensu. A previsão é que o Campus Tocantinópolis faça parte do grupo de 16 primeiros campi, dos 100 anunciados, a serem implantados, iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2025, com a expectativa de atender a mais de 1000 estudantes. 

Saulo acredita que a participação  de um número significativo de participantes, de diferentes segmentos sociais, na Audiência Pública, mostra que a cidade de Tocantinópolis abraça a implantação do novo Campus do IFTO. 

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis, Jairo Pereira da Silva, (irmão Jairo), falou da importância da implantação de uma unidade do IFTO naquela cidade. “O IFTO vem para Tocantinópolis para realizar o sonho de várias pessoas que moram aqui e na região, estamos muito felizes. Teremos avanços na parte da educação e econômica, o IFTO vem para dar uma pujança nesse sentido”, declarou Jairo. 

Participação

Estiveram presentes na Audiência Pública o pró-reitor de extensão do IFTO, Milton Flores, o diretor-geral da unidade de Araguatins do IFTO, Claúdio de Sousa Galvão, servidores das unidades de Araguatins e Araguaína do IFTO. 

Cursos 

Técnicos:

Técnico em administração; FIC - Mestre de obras – EJA; Técnico em Edificações; Técnico em Agricultura; FIC - Técnico em Agricultor Familiar e Técnico em informática para internet.

Superiores:

Engenharia civil – bacharelado; Agrocomputação.

Pós-graduação:

Cursos voltados para formação de professores.