Notícias
IFTO lança campanha Setembro Amarelo "Eu cuido de mim. Eu cuido de você"
Prevenção do suicídio
O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio: Setembro Amarelo. Em alusão ao período, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), apresentou a campanha com o tema "Eu cuido de mim. Eu cuido de você". A iniciativa busca promover reflexões sobre o tema, incentivar o autocuidado e fortalecer a compreensão da saúde mental tanto no âmbito individual quanto coletivo. Entre os dias 9 e 12 de setembro serão realizadas diversas ações, como a veiculação de vídeos explicativos, produção de cartazes, orientações acessíveis e recursos visuais e sonoros que convidem à atenção e ao diálogo sobre o assunto.

Vídeo de apresentação da campanha
O Dia Mundial de Combate ao Suicídio é celebrado no próximo dia 10 de setembro. Unidades preparam atividades para lembrar a importância da data.
Dianópolis
No Campus Dianópolis, será realizado o III Concurso Vivart. A comunidade é convidada a inscrever poesia, paródia ou música autoral sobre saúde mental e prevenção do suicídio. A premiação será uma viagem com tudo pago pro Rio Azuis para os três primeiros colocados de cada categoria. Além do concurso, a unidade também fará rodas de conversa temáticas sobre a prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental com os estudantes em salas de aula, bem como curso de formação sobre saúde física e mental com aulas práticas de primeiros socorros.
Formoso do Araguaia
No Campus Formosos do Araguaia, a comunidade será incentivada a refletir sobre a temática por meio de estímulos sonoros, ornamentação, propostas de atividades individuais e coletivas, frases motivacionais, entre outras atividades. Entre as propostas de ação está, por exemplo, convidar os estudantes a dedicar um tempo para ouvir uma música de forma tranquila, dançar, pintar, fazer um passeio, comer algo que gostem, ler um livro ou experimentar algo novo. Outras diversas ações estão programadas com o objetivo de reforçar a importância da campanha.
Pedro Afonso
No Campus Pedro Afonso, os ambientes foram preparados para lembrar a importância da campanha. Plaquinhas com frases motivacionais e mensagens de apoio, incentivando o cuidado consigo mesmo e com os outros estão espalhadas pela unidade. Também foi organizado o “Cantinho dos Sentimentos”. Trata-se de uma caixinha instalada em local acessível e discreto, que oferece aos estudantes um espaço seguro para expressarem seus pensamentos e emoções de forma anônima. Estão previstos estímulos sonoroso, com repertório para promover relaxamento e bem-estar, momento de livre expressão para quem deseja compartilhar palavras, poemas, reflexões ou músicas, entre outros espaços de escuta e acolhimento.

Reitoria
O Programa Qualidade de Vida (PQV) da Reitoria pretende, ao longo do mês, apresentar experiências do bem viver de servidores da unidade, valorizando iniciativas criativas que vão além do trabalho. Nesta sexta-feira, 5, o hall de entrada da unidade recebeu a exposição de telas pintadas a óleo pela servidora e jornalista Maiara Sobral, que encontrou na arte um importante mecanismo de autocuidado. "É aquele momento que tiro para mim e me reconecto com a essência daquilo que acredito: uma vida mais leve e voltada para as coisas simples que fazem sentido na minha vida", disse. A cada semana, novas experiências de outros colegas serão reveladas e compartilhadas entre os servidores. A unidade dispõe de espaços de escuta psicológica e cuidado psiquiátrico via agendamentos.

A Campanha Setembro Amarelo salva vidas!
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e reforçam a campanha no país.
De acordo com a organização, a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019 aponta que são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, somado a isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Segundo a página oficial da campanha, os dados revelam que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade (Fonte: setembroamarelo.com).
Se precisar, peça ajuda!
Os contatos com o Centro de Valorização da Vida são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados, mais o Distrito Federal. Outros pontos de atendimento estão acessíveis em Links Úteis.