Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO firma parceria com Adetuc e Abav para promoção de desenvolvimento no setor de turismo e cultura do Estado

Notícias

IFTO firma parceria com Adetuc e Abav para promoção de desenvolvimento no setor de turismo e cultura do Estado

Extensão e Inovação

Estudantes poderão colaborar com políticas públicas para o segmento
por Mayana Matos publicado: 14/05/2021 17h30 última modificação: 14/05/2021 17h54

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) firmou parceria com a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Tocantins (Abav/TO). 

Ambas parcerias tem como propósito promover o desenvolvimento de atividades, projetos, estudos, planos, pesquisa, extensão, inovação cientifica e tecnológica, difusão e transferência de tecnologia, capacitações e eventos a serem realizados no âmbito do turismo e áreas afins no Estado do Tocantins. 

"As parceria com a Adetuc e Abav são muito importantes e vão favorecer o desenvolvimento do setor de turismo do Estado, além de oportunizar maior visibilidade e inserção de nossos estudantes no mercado de trabalho. Nossa expectativa é que as ações que estão em fase de planejamento irão levar o nosso Estado a outro patamar na recepção do turista e atrair mais recursos e investimento”, ressaltou Antonio da Luz Junior, reitor do IFTO. 

Entre os produtos da parceria, já em implementação, está a colaboração de estudantes do curso de turismo no mapeamento dos pontos turísticos do Estado. Também foram discutidos a formatação de módulos de formação para agentes do trade turístico, a participação em feiras e a utilização das pesquisas realizadas pela Adetuc e IFTO na efetivação de políticas públicas eficazes no atendimento das demandas turísticas e culturais do Estado. 

No ato de assinatura dos termos de cooperação, realizada na última quarta-feira, 13, estiveram presentes o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior; o diretor-geral da unidade de Palmas, Wendell Costa; Sérgio Roberto dos Santos, representando a Pró-Reitoria de Extensão (Proex); as professoras Luana Oliveira e Janaína Aires, do Colégio de Turismo; o presidente da Adetuc, Jairo Mariano e o presidente da Abav e do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim. Além das superintendes de Turismo e Cultura da Adetuc, Maria Antônia Valadares e Lorena Christie Ribeiro.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Adetuc)