Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO doa máscaras tipo face shield à prefeitura de Paraíso

IFTO doa máscaras tipo face shield à prefeitura de Paraíso

Combate à Covid-19

Os equipamentos vão auxiliar na prevenção da pandemia.
por Lúcia Gomes publicado: 12/04/2021 20h11 última modificação: 12/04/2021 20h11
À esquerda professor Ivo Sócrates, coordenador do projeto, ao centro Flávio Eliziario, diretor-geral do campus, à direita, o secretário municipal de saúde de Paraíso, Arllérico André.

Na manhã desta segunda-feira, 12, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) entregou 150 máscaras tipo face shield  à prefeitura de Paraíso do Tocantins. Os equipamentos de proteção individual (EPI) deverão ser utilizados por profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19 nas unidades de saúde da cidade.

O diretor-geral da unidade do IFTO no município, Flávio Eliziário de Souza, explicou que a ação faz parte de um conjunto de medidas de prevenção que a instituição tem realizado desde o início da pandemia Eliziário revelou que essa é apenas a primeira remessa de máscaras. "A nossa produção continua e o objetivo é atender outros municípios da região", completou.

O secretário municipal de Saúde, Arllérico André, esteve no Campus Paraíso do Tocantins para receber a doação, representando o prefeito Celso Morais, juntamente com a superintendente em saúde, Lívia Nevack, e a diretora de vigilância em saúde, Nilsimone Oliveira. Segundo o secretário, os equipamentos "vêm em boa hora para proteger os nossos profissionais da saúde".

Na oportunidade, a equipe da prefeitura conheceu o Espaço Maker do Campus Paraíso do Tocantins, local onde foram produzidas as máscaras. O espaço é um laboratório no qual estudantes e professores podem colocar em prática ideias e criações inovadoras na área de tecnologia da informação.

O coordenador do projeto, professor Ivo Sócrates, explicou que a produção ocorreu com o auxílio de uma impressora 3D, adquirida pelo IFTO em setembro do ano passado, especialmente, para auxiliar nas atividades de enfrentamento ao novo coronavírus, e contou com a participação dos estudantes João Victor Freitas, Rita Jardim dos Santos e João Victor Maciel.

Ele destacou que esse trabalho é de grande importância social, tendo em vista que viabiliza a confecção de equipamentos que realmente serão utilizados por profissionais que enfrentam a pandemia diretamente, além de ser uma ótima oportunidade de aprendizado para os estudantes envolvidos.

Saiba mais

Essa ação visa também atender a um pedido da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) , que buscou a colaboração do Instituto no suporte às prefeituras. Ao todo, IFTO produzirá 2.400 máscaras face shield nessa etapa, as quais serão serão distribuídas pelas unidades de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguatins, Dianópolis e Colinas para as secretarias de saúde de suas respectivas regiões e  também para unidades do sistema prisional.