Notícias
IFTO divulga Plano de Dados Abertos
Controle Social
Com o objetivo de orientar as ações de implementação e de promoção da abertura de dados no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi elaborado o Plano de Dados Abertos (PDA). Segundo o presidente da comissão responsável pelo plano, Rodrigo Siqueira, "o plano visa permitir que o cidadão tenha acesso aos dados da instituição podendo utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade de seu interesse."
Para o analista de sistemas e membro da comissão, Kleyton Moreira, a implantação do PDA trará facilidades e benefícios para a comunidade que tem interesse nas informações/dados que a instituição produz". Os dados abertos são aqueles que estão livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.
"Todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los", destaca Kleyton.
O plano de ação define que a publicação do primeiro conjunto de dados abertos do IFTO será realizada em julho deste ano, conforme estratégias definidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).