Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO de Formoso promove integração e lazer com a comunidade

Notícias

IFTO de Formoso promove integração e lazer com a comunidade

Semana do Estudante

por Thâmara Filgueiras publicado: 03/09/2024 11h14 última modificação: 11/09/2024 09h59

O Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, contou com uma programação intensa no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Formoso do Araguaia. É que a comunidade da unidade se mobilizou em uma programação cheia de atividades, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto.

A Semana do Estudante, que está em sua segunda edição, é um momento de interação entre toda a comunidade

WhatsApp Image 2024-09-10 at 14.43.51 (10).jpeg

 do campus e que conta, ainda, com a participação de moradores do município. Na programação, duas grandes

 atividades mobilizaram os participantes: os Jogos Interclasse 2024 e a Gincana Acadêmica.

A gerente de Ensino da unidade, Rosângela Lopes da Silva, explicou que a iniciativa surgiu no ano passado e foi tão bum

 sucedida que a unidade resolveu incluir a atividade no seu calendário acadêmico. Nesta edição, a organização contou, ainda, com a participação de estudantes, que se mobilizaram para promover essa maior interação entre comunidades interna e externa.

"Foi um evento significativo para a construção da identidade dos estudantes, de compreender a importância do evento para a construção deles enquanto estudantes, enquanto pessoas, enquanto profissionais e também por valorizar o esporte, valorizar o conhecimento também, porque houve dinâmica de conhecimento e propiciar esses momentos de interação, de convivência, de diálogo entre os estudantes", completou a gerente. 

O  professor de Educação Física e responsável técnico de Extensão Marcos Graciano de Souza explicou que o diferencial dos jogos é que as turmas não competem entre si. "Nós fazemos uma mistura de jogadores de todas as turmas, de todos os cursos, de forma que possa ser um evento muito mais festivo, que ele possa ser um momento de mais descontração, de conhecer pessoas de outras turmas, de outros cursos, do que propriamente a competição em si", acrescentou o professor.

O estudante do curso técnico em Agricultura integrado ao Ensino Médio Arthur Vinícius Pereira Miranda esteve envolvido na organização do evento. Para ele, a experiência foi importante, pois ele passou a conhecer melhor um pouco do trabalho dos servidores. "Foi um aprendizado gigantesco para mim. Só tenho a agradecer aos professores e alunos pela confiança em nosso trabalho!"

WhatsApp Image 2024-09-10 at 14.34.59.jpeg

O estudante Marcos Eduardo Ferreira dos Santos, que é colega de curso do Arthur, também esteve envolvido na organização do evento e disse que, mesmo com muitos desafios, o trabalho em equipe facilitou a organização. Ele destacou, ainda, a importância do evento. "A Semana do Estudante tem uma grande importância para o desenvolvimento dos alunos e da própria comunidade do IFTO, tanto no esporte como na união entre as pessoas". 

Letícia Neves Oliveira, estudante do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, participou da gincana e conta um pouco da sua experiência no evento. "Eu gostei da gincana e acho que é muito importante para descontrair da rotina diária. Como foi meu primeiro ano no IF, foi algo bem diferente pra mim. Eu nunca tinha participado de algo assim antes, então foi bem emocionante. Eu gosto de como o IFTO proporciona atividades diferentes aos alunos. Participar da gincana foi uma experiência incrível"!

O estudante do curso técnico em Agricultura Paulo Henrique Milhomem Oliveira destacou a importância dos jogos para ele e outros colegas. "O interclasse tem seus objetivos pra quem não consegue jogar Jets (Jogos Estudantes do Tocantins ) ou Jifto (Jogos do IFTO), tendo uma experiência muito boa. Nas vezes que joguei, achei bem interessante os jogos e ainda mais a torcida".