Notícias
Festa da premiação marca encerramento da 9ª Jice
Pesquisa e Extensão
O clima foi de muita troca de conhecimento, experiências e celebração no encerramento da 9ª Jice. O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) encerrou na última sexta-feira, 26, a 9ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO (Jice), sediada pelo Campus Palmas. O evento recebeu mais de 1.500 inscrições em atividades diversas, entre credenciamentos e participações em minicursos, oficinas e palestras, distribuídas nas áreas de pesquisa, inovação e extensão. Os certificados de participação estarão disponíveis para emissão na Página da Jice, a partir desta terça-feira, 30.
O estudante Lucas Coelho, do curso de Informática para Internet, do Campus Porto Nacional, relatou sua emoção de participar pela primeira vez da Jice e ressaltou o clima de amizade entre os participantes. "Como é a minha primeira vez na Jice, está sendo uma emoção muito grande. Estou deslumbrado com tudo. Uma experiência de aprendizado enorme e também de crescimento com a oportunidade de socialização com as outras pessoas. É uma interação bastante dinâmica, a gente compartilha itens, troca opinões, ajuda um ao outro. Não há um espírito de competitividade, não somos inimigos aqui, ao contrário, somos todos colegas", declarou.
Michael Alves, estudante do curso técnico em Agricultura do Campus Avançado Formoso do Araguaia, juntos aos colegas, apresentou um projeto de Geografia de Relevo. "É um projeto totalmente interativo e o programa já capta automaticamente o movimento que é feito e demonstra o mais próximo da realidade. É como se fosse uma mapa em 3D e você pode interagir com ele. Eu estou adorando participar. Tem vários outros projetos maravilhosos aqui. Recomendo que todos venham participar e eu estarei aqui, com certeza, na próxima edição", afirmou.
Também do Campus Avançado Formoso do Araguaia, a intérprete de Libras Francisca Divânia participou com apresentação de pôster sobre trabalho realizado com estudantes surdos na unidade e ressaltou a alegria de participar da programação da Jice. "Tudo maravilhoso. São vários equipamentos, várias mostras. É gratificante. Nossos alunos vieram participar com muita troca de conhecimento entre outros campi. Na próxima vez, pretendemos trazer nossos alunos surdos para participar também", declarou.
Welligton Mota, artesão, soube do evento e trouxe a toda família para participar da Jice. Mota acompanhou o campeonato de robótica em busca de parceria para acrescentar inovação tecnológica ao seu trabalho de artesão com madeiras inutilizadas. "Minha filha gosta muito dessa área de robótica e eu estou achando tudo fantástico. Meu pensamento é esse: o jovem tem que puxar um ao outro. Se meu filho indica para outra pessoa essa iniciativa, isso pode evitar que o jovem pratique coisas ruins. Pode se afastar das drogras, de roubos, de coisas negativas. É daqui, de experiências como essa, que vai sair uma cadeira de rodas motorizada, a ajuda no resgate de um prédio, são muitas as opções", ressaltou.
Gestores avaliam positivamente o evento
O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, enfatizou as atividades inovadoras realizadas pela primeira vez na 9ª Jice. "A Jice, esse ano, trouxe algumas inovações, principalmente no tocante ao Hackathon, sendo a primeira vez que conseguimos executar esse tipo de atividade, ocasião em que boas propostas de soluções foram apresentadas. Tivemos uma forte parceria com a Secretaria de Agricultura e o Sebrae na realização desse evento. Também trouxemos como novidade, nessa edição, um espaço específico para discutir a participação da mulher no empreendedorismo. Percebemos ainda que aumentou muito a qualidade dos trabalhos científicos produzidos no IFTO", disse.
Ainda sobre a realização da 9ª Jice, o reitor Antonio da Luz ressaltou a percepção da comunidade quanto a relevância da Jornada. "Tivemos um grande volume de participação de servidores e estudantes, e acredito que a comunidade tem percebido cada vez mais a importância da Jice, do desenvolvimento da pesquisa na nossa instituição. Com isso esperamos que, para o próximo ano, consigamos avançar cada vez mais", declarou.
Muitos estudantes, recém chegados ao IFTO, participaram pela primeira vez e demonstraram engajamento e comprometimento nos desafios propostos. "Essa oportunidade é algo que os estudantes não encontram em outra instituição e é por isso que, no planejamento do evento para o próximo ano, nós queremos ampliar ainda mais a participação, se possível, cem por cento da comunidade do IFTO estar presente no evento. Essa experiência precisa ser vivenciada e aproveitada por todos. É isso que vai enriquecer a formação dos nossos estudantes. Esse é o nosso desejo", afirmou o reitor.
Pela primeira foi realizado, durante a Jice, o Fórum de Pesquisa que reuniu diferentes pesquisadores do IFTO, de diversas áreas, com a participação das pró-reitorias de Pesquisa e Inovação, de Extensão e do reitor, entre outros gestores, com o propósito de discutir desafios da pesquisa no Instituto, bem como debater as possibilidades de melhorar cada vez mais os trabalhos desenvolvidos. As pró-reitoras da Pesquisa e Inovação (Propi), Paula Karini e, de Extensão (Proex), Gabriela Medeiros, agradeceram, durante a premiação, todos os envolvidos na organização e, especialmente, aos que participaram das atividades de toda a programação. "Nosso reconhecimento e agradecimento a todos. Sem vocês não haveria a realização desse importante evento. Nos colocamos à disposição de todos, podem sempre contar conosco", disse Gabriela Medeiros. "Agradecemos todos os apoiadores, todos que participaram, que nos auxiliaram nesse grande evento. Parabéns a todos. Que possamos nos encontrar novamente na Jice 2019", enfatizou Paula Karini.
O diretor-geral do Campus Palmas, Wendell Costa, ressaltou a importância do evento junto à comunidade. "Foi muito importante esses dias de evento. A gente pode envolver bastante a comunidade, participaram bastante das atividades propostas pela Jice, para todo o Instituto, como também puderam se envolver em outras atividades de pesquisas internas, como a Mostra Científica da unidade. Foram experiências bastante produtivas e positivas", enfatizou acrescentando a importância dos trabalhos científicos apresentados. "Diferente das demais escolas, os Institutos Federais tem essa missão de envolver o ensino com pesquisa e a extensão, e a gente pode oportunizar para os nossos estudantes um espaço de visibilidade aos seus trabalhos, aquilo que estão desenvolvendo na prática, a pesquisa aplicada de fato. Isso é muito importante para todos nós", disse. Durante a 9ª Jice foi realizada a I Mostra Científica do Campus Palmas. O evento reuniu 150 participantes e expôs 30 projetos de pesquisa. Mais detalhes sobre este evento constam aqui.
Confira abaixo as premiações:
I Hackaton:
1º lugar
Equipe: VisionDrone - Campus Palmas
Integrantes:
Carlos Adriano de Souza Jorge
Jacyiricê Silva Oliveira
João Pedro Gomes Alencar
Lucas Mota Reis
Ana Letícia Melo Pereira
2º lugar
Equipe: Javali - Campus Araguatins
Integrantes:
Claudiany Calaça de Sousa
Sábia Belle Conceição de Oliveira
Luan Pedro Ramos Coimbra
Alan Gomes Silva
Francisco Taffarel Xavier de Brito
3º lugar
Equipe: KKKKbyte - Campus Palmas
Integrantes:
Lorenzo dos Santos Konageski
Renata Alexandria Monteiro
Luan Bruno Alves Luz
Guilherme de Barros Bianchini
Matheus Sousa de Oliveira
Desafio de Ideias:
1º Lugar: Appacaxi - Campus Colinas do Tocantins
2º Lugar: Sistema Cognitivo de Irrigação - Campus Colinas do Tocantins
Nas demais modalidades não houve inscritos.
Campeonato de Robótica - Modalidade Resgate:
1º Lugar: Guarabots - Campus Dianópolis
2º Lugar: Spartron-CPP - Campus Porto Nacional
3º Lugar: Spartron.blok - Campus Porto Nacional
Campeonato de Robótica - Modalidade Seguidor:
1º Lugar: Genesis Void - Campus Palmas
2º Lugar: Spartron.Ino - Campus Porto Nacional
3º Lugar: Guarabots - Campus Dianópolis
Campeonato de Robótica - Modalidade Minisumô:
1º Lugar: Guarabots - Campus Dianópolis
2º Lugar: Spartron.Ino - Campus Porto Nacional
3º Lugar: Genesis A-42 - Campus Palmas
Campeonato de Robótica - Modalidade Sumô:
1º Lugar: Spartron - Campus Porto Nacional
2º Lugar: Tesla Bots - Campus Dianópolis
3º Lugar: Guarabots - Campus Dianópolis
Melhores apresentações orais:
Ciências Biológicas: Jair Cabral Rodrigues Jr. - Campus Araguatins
Ciências Agrárias: Adriane Pereira Barros - Campus Araguatins
Ciências Sociais Aplicadas: Ana Paula Carvalho Souza - Campus Palmas
Ciências Humanas: Não houve inscritos
Ciências Exatas e da Terra: George Francisco Coelho Santos - Campus Dianópolis
Ciências da Saúde: Raíza Pereira Rodrigues - Campus Dianópolis
Linguística, Letras e Artes: Não houve inscritos
Engenharias: Ricardo Resplandes Paz - Campus Palmas
Melhores apresentações em pôsteres - Extensão:
1º Lugar: Wallace Costa - Campus Gurupi
2º Lugar: Valentina Maria Apolinácio - Campus Colinas do Tocantins
3º Lugar: Daniel Santos: Campus Palmas
Melhores apresentações em pôsteres:
Ciências Biológicas: Danyela Costa Santos - Campus Araguatins
Ciências Agrárias: Luciane Bezerra Lopes - Campus Araguatins
Ciências Sociais Aplicadas: Gabriel Morais Miranda - Campus Gurupi
Ciências Humanas: Cristina Soares Fernandes - Campus Araguatins
Ciências Exatas e da Terra: Victor Gabriel Martins Silva - Campus Araguaína
Ciências da Saúde: Mayke Melo Santana - Campus Dianópolis
Linguística, Letras e Artes: Saulo José Ferreira Paiva - Campus Colinas
Engenharias: Thiago Menezes Lopes - Campus Palmas
Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes na Jice, em 2013, o evento passou a premiar os melhores trabalhos e desde o ano de 2015, este prêmio recebe o nome de "Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho". Nesta modalidade:
Melhor projeto de extensão - Impacto Social: João Victor Teixeira D'abreu Alves - Campus Palmas
Melhor artigo científico publicado - Ciências Biológicas: Sueid Aparecida Vicente - Campus Araguatins
Melhor artigo científico publicado - Ciências Agrárias: Mariana Oliveira Silva - Campus Araguatins
Melhor artigo científico publicado - Ciências Sociais Aplicadas: Gabriel Moraes Miranda - Campus Gurupi
Melhor artigo científico publicado - Ciências Humanas: Jacileia Nascimento Soares - Campus Araguaína
Melhor artigo científico publicado - Ciências Exatas e da Terra: Lucas Damasceno Silva - Campus Palmas
Melhor artigo científico publicado - Ciências da Saúde: Raíza Pereira Rodrigues - Campus Dianópolis
Melhor artigo científico publicado - Linguística, Letras e Artes: Udinelquia dos Santos - Campus Araguatins
Melhor artigo científico publicado - Engenharias: Ricardo Resplandes da Paz - Campus Palmas
Mais fotos sobre a 9ª Jice estão disponibilizadas na página oficial do Facebook do IFTO.