Notícias
Evento contará com palestra sobre educação inclusiva, ministrada pela educadora Débora Garofalo
Identidade IFTO
Com o intuito de trazer para as comunidades interna e externa do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) um debate sobre possibilidades de novos caminhos para um processo de ensino e aprendizagem que faça sentido às crianças e aos jovens de hoje, a quinta edição do Identidade IFTO - maior evento realizado pela instituição - contará, em sua abertura, com uma palestra ministrada pela professora premiada Débora Garofalo.
Reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu projeto "Robótica com sucata", ela reúne criatividade, conhecimentos da computação e robótica e da cultura maker e um ingrediente incomum e indesejado - o lixo - para ensinar crianças e jovens de uma escola da periferia da periferia de São Paulo. Contudo, a educadora fez muito mais do que ensinar conceitos ligados às tecnologias: ela iniciou um verdadeiro processo de transformação da vida desses estudantes.
Ela relatou na plataforma digital Diversa que a ação pôde "oportunizar às alunas e aos alunos pudessem sonhar e fossem protagonistas da sua história, devolvendo a autoestima e possibilitando que os estudantes fossem multiplicadores de conhecimento ao intervir na comunidade".
O projeto expandiu-se para além dos muros da escola em que foi iniciado e, além de ser transformado em política pública no Estado de São Paulo, ele atualmente é premiado no Brasil e em outros países e utilizado pela sua idealizadora como uma abordagem para falar sobre como a tecnologia pode ser propulsora do aprendizado e resultar em uma educação inclusiva.
A palestra “Por uma educação criativa a todos” faz parte da programação de abertura do Identidade IFTO 2023, que terá início na próxima segunda-feira, 23, a partir das 19 horas, no auditório central do Campus Palmas, do IFTO. O evento é aberto a toda a comunidade e para se inscrever, basta acessar o link https://identidade.ifto.edu.br. A inscrição e o evento são gratuitos.