Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Palmas levam HQ "Insurgência" ao Festival Internacional de Quadrinhos

Notícias

Estudantes do Campus Palmas levam HQ "Insurgência" ao Festival Internacional de Quadrinhos

Marcio Vieira e Kauan Batista se preparam para o lançamento da HQ
por publicado: 16/05/2024 17h43 última modificação: 16/05/2024 17h58

Estudantes do Campus Palmas do IFTO, sob a orientação do professor Pablo Marquinhos, participarão do Festival Internacional de Quadrinhos (FIC) em Belo Horizonte com sua obra "Insurgência". Marcio Vieira e Kauan Batista, responsáveis pelo roteiro e ilustração, respectivamente, uniram suas habilidades para criar um quadrinho de 32 páginas. O objetivo vai além da exposição: eles almejam garantir a comercialização da HQ em outros estados por meio de negociações com editoras brasileiras.

Atualmente, os estudantes estão dedicados à preparação da apresentação, que promete destacar a qualidade artística da obra e também sua mensagem sobre a preservação da natureza e a valorização dos povos originários presentes no Estado do Tocantins. Para Kauan Batista, ilustrador da equipe, essa iniciativa representa a realização de um sonho de infância. "Criar uma história em quadrinhos era um desejo antigo, então estava muito animado com a oportunidade. No entanto, fazer a HQ demandou um processo meticuloso de criar um argumento, um mundo, os personagens e o objetivo", destaca o estudante.

Já para Marcio Vieira, responsável pelo roteiro, a mensagem por trás da obra é de extrema importância. "A HQ busca transmitir a importância da preservação da natureza, destacando qual seria o cenário em caso de uma catástrofe que poderia ser evitada pela união das tecnologias e conhecimentos de todos", explica.

Sinopse

Insurgência conta a história do protagonista Damian, um jovem da cidade que tem acesso ao povo Xerente que se depara com uma situação misteriosa dentro da aldeia. Para resolvê-la, ele e alguns indígenas precisam agir rápido e com sabedoria. Os personagens entram em um aventura para salvar a aldeia. É um livro de classificação livre e linguagem simples.

Para Pablo Marquinho, orientador do projeto, o objetivo desse processo era que os estudantes fossem os protagonistas no processo de produção da história em quadrinho. “ O meu papel foi secundário, apenas com contribuições pontuais, deixando os estudantes totalmente livres no processo de criação", ressalta o professor.

Participação na Mostra Científica 

Durante os dias 22 e 24 de novembro de 2023, a equipe teve a oportunidade de expor seu trabalho ao lado de outras equipes que também apresentavam seus projetos aos avaliadores. A dinâmica do evento exigiu que apresentassem a HQ a avaliadores específicos, que julgaram e atribuíram notas, preparando-se para a premiação por categoria. Na ocasião, os estudantes apresentaram uma versão impressa, diferente da versão atual, além de disponibilizá-la em formato digital em PDF, acessível através de um QR code. Como resultado, a equipe conquistou o segundo lugar na categoria de protótipo da Mostra Científica.

A HQ pode ser baixada 
gratuitamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/1-6oJUKg4mQQOkR_OHrGp4FIt-7o9Tm5W/view?usp=sharing