Notícias
Estudantes da unidade de Formoso do Araguaia conhecem instalações da unidade de Lagoa da Confusão
Troca de experiências
O incentivo aos estudos pode ser feito de diferentes maneiras, como estudar em conjunto ou mesmo mostrar exemplos exitosos que sejam inspiradores. E foi com esse propósito que a equipe do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Formoso do Araguaia elaborou um plano de ação que visa incentivar os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agricultura e Informática a seguir os estudos e buscar uma formação superior.
Como parte da ação, um grupo formado por estudantes do terceiro ano dos dois cursos realizou visita a outra unidade do IFTO: o Campus Avançado Lagoa da Confusão - localizado em um município que faz fronteira com Formoso do Araguaia. "A ideia é ampliar os horizontes desses estudantes, já que eles estão prestes a concluir o ensino médio, e despertar o interesse neles em que eles prestem vestibular", explicou a coordenadora de Registros Escolares, Agnes Barreto, que acompanhou a visita à unidade de Lagoa da Confusão.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de ver como está estruturado um campus agrícola que possui oferta de curso de nível superior. Além de conhecer as dependências onde ficam os setores administrativos e as salas de aula, eles conheceram os laboratórios da unidade, a exemplo do de solos - equipado para realizar diferentes tipos de análises que contribuam para melhorias na agricultura -, do multiuso e do maker, que possui equipamentos que estimulam a criatividade e a produção de itens próprios.
Segundo o gerente de Ensino da unidade de Lagoa da Confusão, Reinaldo Medeiros, a condução da visita foi pensada para proporcionou aos estudante uma experiência educativa valiosa que lhes permitissem conhecer melhor a estrutura do campus e seus recursos. "Eles aprenderam sobre agricultura, tecnologia da informação e tiveram acesso a recursos acadêmicos na biblioteca. O espaço maker incentivou a criatividade e inovação. A parte mais empolgante foi a visita aos laboratórios multiuso, em que eles tiveram a chance de observar insetos de perto, por meio do uso de microscópio", relatou o gerente.
Ana Beatriz Souza Araújo, estudante do curso técnico integrado em Agricultura da unidade de Formoso do Araguaia, achou a unidade de Lagoa da Confusão "muito incrível". "Desde o começo do ano, eu já vinha pesquisando sobre os IFs e me interessei bastante, principalmente pelo curso da Lagoa da Confusão. Já tinha essa vontade e, de agosto para cá, decidi fazer o vestibular no IF da Lagoa. Quando soube que ia fazer uma visita técnica lá, foi uma coisa incrível e essa vontade só aumentou. Se Deus quiser, no ano que vem estarei lá ", concluiu a aluna com otimismo.
A ação "Motivação para Estudantes do Ensino Médio em Enem e Vestibulares" desenvolvido pela equipe do IFTO de Formoso do Araguaia prevê, ainda, visita a instituições de ensino superior de outros municípios, inclusive a unidade do IFTO de Gurupi.