Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe vencedora do Ideathon Agro 2024 participa de importante congresso 

Notícias

Equipe vencedora do Ideathon Agro 2024 participa de importante congresso 

Conhecimento

por Thâmara Filgueiras publicado: 11/09/2024 11h42 última modificação: 11/09/2024 11h49

Como Estado integrante da região conhecida como Matopiba - que engloba os estados fronteiriços Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que são importantes produtores de grãos no país - o Tocantins sedia um evento dedicado à temática. O 34º Congresso Nacional do Milho e Sorgo, que acontece no Centro de Convenções Parque do Povo, reúne diversos especialistas da área para debater as principais demandas, os riscos, desafios e as potencialidades existentes em cada localidade.

Além disso, o evento visa promover a disseminação e o avanço de conhecimento teórico-prático. E é justamente com esse objetivo que estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participam do congresso. A participação no evento foi uma das premiações recebidas pela equipe EcoTech, vencedora da segunda edição do Ideathon Agro, competição que ocorreu durante a Agrotins 2024.

O prêmio dado pela Embrapa Pesca e Aquicultura, parceira do IFTO nessa ação, possibilitou aos 9 estudantes do curso de Engenharia Agronômica da unidade de Lagoa da Confusão que compõem a equipe participarem do evento que, segundo Andressa Gomes, líder da equipe, pode ser resumido como "riquíssimo".

Os estudantes têm participado de diversas atividades durante o congresso, que teve início nesta segunda-feira, 9, e segue até quinta-feira, 12. Palestras focadas em questões específicas da produção de grãos, como as pragas e ervas daninhas que podem prejudicar o plantio, e temáticas mais abrangentes, a exemplo do debate sobre as pautas ambientais e a relação com a produção agrícola, estão no foco dos estudantes.

"Se pudéssemos definir a nossa participação no evento em uma palavra seria "enriquecedora". Além de rever muitos assuntos abordados no nosso cotidiano em sala de aula, também pudemos aprender muito com as diversas palestras do congresso", disse a estudante, que agradeceu à Embrapa - Pesca e Aquicultura pela oportunidade de participar do evento. "Com a repercussão do projeto que apresentamos no Ideathon", acrescentou Andressa, "tivemos contatos com alguns pesquisadores, principalmente da Embrapa".

Esta é a primeira edição deste importante evento do agronegócio brasileiro no Norte do país e na região do Matopiba. O tema central do evento, “Sistemas de Produção em Fronteiras Agrícolas”, debate a realidade no estado do Tocantins e no Matopiba, cuja agricultura encontra-se em franca expansão. Nesta edição, o evento busca a discussão aplicada sobre problemas e dificuldades práticas enfrentadas por técnicos e produtores nos sistemas de produção de grãos.

A programação técnica envolve a participação ativa de pesquisadores, professores, consultores, produtores, técnicos e membros de toda a cadeia produtiva de milho e sorgo, discutindo potenciais soluções e direcionamentos para os grandes desafios do manejo das lavouras nos cerrados de baixa altitude.

(Com informações da organização do evento)