Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Da teoria à prática, atividade proporciona experiência da profissão a estudantes

Notícias

Da teoria à prática, atividade proporciona experiência da profissão a estudantes

Dia de Campo

Como futuros engenheiros agrônomos, eles puderam orientar produtores rurais
por Thâmara Filgueiras publicado: 16/06/2025 11h24 última modificação: 24/06/2025 11h28

Com o objetivo de reunir os saberes populares com os conhecimentos produzidos na academia, servidores e estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Pedro Afonso promoveram o "Dia de Campo Agrotech IFTO: Conectando ciência e tecnologia à agricultura familiar". O evento trouxe para a instituição produtores do Assentamento Olga Benário, localizado no município de Tabocão do Tocantins e também contou com a presença de egressos e estudantes da instituição.

Em pauta, além de informações sobre cultivo e manejo de produções agrícolas, estava a importância da conservaçãoWhatsApp Image 2025-06-10 at 13.41.52.jpeg ambiental e de uma produção sustentável. E esse foi o tema da palestra de abertura "Conservação do Meio Ambiente", ministrada pela engenheira florestal Maira Santiago, da Secretaria do Meio Ambiente de Pedro Afonso, e promovida pela comissão local da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Com foco em promover reflexões sobre como atitudes individuais e coletivas podem contribuir para um futuro mais sustentável, o momento foi marcado pelo depoimento do agricultor João Batista Delfino Araújo, que abordou com clareza a urgência de temas como a sustentabilidade e de uma legislação ambiental efetiva. "Nós estamos em uma situação muito delicada. Eu me lembro, a trinta anos atrás, a gente andava aqui em Pedro Afonso, o cerrado estava ali. Hoje, a gente vem e não vê mais o cerrado", disse o produtor rural experiente em referência ao aumento do desmatamento.

Ele usou essa situação como exemplo para falar da importância e necessidade de que os representantes políticos participem mais ativamente de ações que visem a educação e o debate sobre meio ambiente e sustentabilidade - a exemplo do evento realizado no campus. "As autoridades, principalmente os políticos, teria que participar mais dessas reciclagem (em referência à palestra), dessas reuniões. Porque as leis é que faz a situação ser cumprida (sic)", disse o produtor, chamando a atenção para a necessidade da promoção de uma educação ambiental que prepare os jovens a atuarem com mais responsabilidade no futuro, quando forem adultos.

WhatsApp Image 2025-06-10 at 13.47.19.jpegOficinas 

Após a palestra, estudantes do curso de Engenharia Agronômica realizaram oficinas, em que demonstraram técnicas de cultivo de grãos, frutas e legumes e aves. No próprio campus, foram montadas estações de conhecimento, em que cada grupo abordava alguma técnica, demonstrando para quem visitava os espaços como aplicar cada uma delas.

Sobre o cultivo de aves, os estudantes mostraram um modelo de infraestrutura para criação de aves de corte, como recepcionar e manejar pintinhos e como fabricar uma ração apropriada para galinhas caipiras. Na parte dos frutos, técnicas de propagação via semente e estaquia foram repassadas para auxiliar no cultivo de diversas culturas, como feijão, carambola, feijão-caupi, pepino, jiló, entre outras. Além disso, o cultivo em consórcio também foi demonstrado, com o cultivo de milho e forrageiras.

Processamento de carnes e frutas também estiveram entre as oficinas ministradas, além de técnicas para aprimorar o cultivo de milho e soja, importantes produções da região. A estudante Cibelly Miranda, do curso de Engenharia Agronômica, participou da organização do evento e disse que foi uma experiência enriquecedora. "A gente teve a responsabilidade de cuidar de tudo, desde o planejamento até a execução, e foi tudo feito pelos alunos mesmo. Ver o evento acontecendo, com mais de 100 pessoas, sendo os produtores rurais, alunos e até gente da comunidade foi muito gratificante e valioso, pois várias pessoas conseguiram ver todo nosso trabalho", afirmou a estudante.

Ela destacou, ainda, a experiência que a atividade possibilitou. "O mais legal é que a gente conseguiu colocar em práticaWhatsApp Image 2025-06-10 at 13.46.14.jpeg muita coisa que aprende na teoria. Conseguimos falar bem, sanar [dúvidas], e isso faz muita diferença. Além disso, lidar com a organização, com o público, com os imprevistos... Tudo isso ajuda muito no nosso crescimento profissional e em relacionar em equipe. Eu senti que saí do evento mais preparada, sabe?".

Para a professora Aline Amorim, que orientou os estudantes, o evento foi um sucesso. Ela destacou o envolvimento dos estudantes, tanto do Ensino Médio quanto do Superior. "Eles se dedicaram tanto ao evento! Fizeram muito bonito, que surpreenderam até nós professores", disse a professora. Ela também ressaltou a importância da ação de uma maneira mais abrangente. "A palestra de abertura e as oficinas ministradas pelos acadêmicos, assim como a participação dos produtores da agricultura familiar reforçaram a importância de ações sustentáveis no cotidiano, unindo teoria, prática e vivência para promover mudanças efetivas no meio rural e na sociedade", completou.

Em outubro, o campus realizará a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica, que contará com uma programação maior e mais diversificada, envolvendo estudantes e comunidade.