Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Sistemas para Internet do Campus Palmas obtém nota 5 na avaliação do MEC

Notícias

Curso de Sistemas para Internet do Campus Palmas obtém nota 5 na avaliação do MEC

Nota máxima reflete a excelência acadêmica e a preparação dos alunos para o mundo do trabalho
por publicado: 22/10/2024 15h24 última modificação: 23/10/2024 15h38

O curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, oferecido pelo Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), obteve a nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Esse resultado é um reconhecimento da excelência acadêmica e dos esforços realizados por toda a equipe do curso, desde o corpo docente até os estudantes, em busca de uma formação de qualidade alinhada às exigências do mundo do trabalho.

A diretora-geral do campus, Noemi Zukowski, destacou o orgulho pelo reconhecimento, reforçando a dedicação da instituição à qualidade acadêmica: “Esse conceito reflete o nosso comprometimento com a excelência em cada detalhe do ensino. Seja na capacitação docente, na renovação de equipamentos, máquinas, ou programas, tudo o que é feito pela equipe como um todo é em prol da qualidade e da responsabilidade que temos em oferecer uma educação de excelência.” concluiu a educadora.

O coordenador do curso, professor Márlio Venancio, enfatizou a importância da renovação de reconhecimento, que permitiu reavaliar o curso em diversos aspectos, como currículo e práticas pedagógicas. “Esse processo de renovação nos ajudou a fortalecer o curso, reestruturar nossa grade curricular e reforçar as parcerias com o setor produtivo. A nota 5 é um reflexo da dedicação da equipe docente e do envolvimento dos estudantes, que participam ativamente de atividades práticas e extracurriculares.” destaca o professor. 

Compromisso com a educação e o mundo do trabalho

A infraestrutura de ponta, composta por laboratórios modernos e recursos tecnológicos atualizados, foi outro ponto fundamental na avaliação. O professor Márlio Venancio também ressaltou que o curso está alinhado às demandas do mercado de trabalho e às inovações tecnológicas, garantindo que os egressos estejam preparados para os desafios da área.

Além do corpo docente qualificado e do currículo atualizado, o curso mantém parcerias com empresas e instituições, o que facilita estágios e colaborações em projetos. Para os estudantes, a nota 5 traz ainda mais confiança na formação oferecida, além de aumentar as oportunidades no mercado de trabalho, com empresas valorizando os egressos de cursos bem avaliados. A conquista do conceito máximo representa um marco importante para o curso e o campus, e abre novas perspectivas de crescimento, tanto em termos de oportunidades acadêmicas quanto de investimentos e parcerias futuras.

Relatório

O relatório dos avaliadores do MEC destaca que "o curso possui uma organização didático-pedagógica incorporada na cultura diária de seu coordenador, professores e discentes, com o objetivo de cumprir os objetivos estabelecidos em seu PPC e em consonância com os institucionais. As ações da coordenação, a experiência profissional e acadêmica do corpo docente estão refletidos na percepção dos discentes do curso".

Sobre o corpo docente do curso o relatório enfatiza que o corpo docente e tutorial "possui uma formação acadêmica sólida, com a maioria dos professores sendo graduados na área e com titulação stricto sensu. O corpo docente também promove uma mediação pedagógica eficaz, analisando as dificuldades dos discentes e ajustando suas práticas conforme necessário". 

Na dimensão Infraestrutura, o relatório diz que "a IES possui uma infraestrutura adequada para atender às demandas do curso, com ambientes amplos, bem iluminados, climatizados, com diversos banheiros e com áreas de lazer e alimentação. Além disso, a acessibilidade é garantida em sua maioria. Os laboratórios são adequados com máquinas e softwares atualizados possibilitando a execução do plano pedagógico". 

O relatório pode ser conferido na íntegra clicando aqui