Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade pode ajudar a construir Manual de Gestão de Riscos​ do IFTO

Notícias

Comunidade pode ajudar a construir Manual de Gestão de Riscos​ do IFTO

Em construção

As sugestões devem ser enviadas até o dia 10/11
por publicado: 23/10/2024 11h15 última modificação: 23/10/2024 11h15

Toda instituição está sujeita a certos riscos e se preparar para lidar com eles e suas possíveis consequências é primordial. Neste sentido, uma equipe trabalha na elaboração do Manual de Gestão de Riscos e Controles Internos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O documento tem como objetivo fortalecer e padronizar as práticas de gestão de riscos em toda a instituição.

O manual está em fase de construção e a sua minuta abrange diretrizes para identificar, avaliar, tratar e monitorar riscos, com o intuito de aprimorar a governança, mitigar eventuais problemas e potencializar as oportunidades institucionais. Como parte da política de construção participativa, as comunidades interna e externa podem contribuir com sugestões ao documento. 

Consulte a minuta do Manual de Gestão de Riscos e Controles Internos.

As contribuições podem ser enviadas para o e-mail cpgrci@ifto.edu.br, até o dia 10 de novembro. Após a fase de consulta pública, todas as sugestões serão analisadas pela Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Controles Internos, responsável pela elaboração do documento, em seguida, a versão final do manual será publicada e implementada em todas as unidades do IFTO.

A comissão destaca a importância da gestão de riscos como uma parte essencial para garantir o cumprimento das metas e dos objetivos do IFTO, promovendo a eficiência e segurança nos processos institucionais. Nesse sentido, reforça que a participação de toda a comunidade do IFTO e da comunidade externa é fundamental para a construção de um manual que atenda, de maneira ampla e colaborativa, às necessidades e aos desafios da instituição, além de ser uma maneira de se envolver diretamente nas decisões estratégicas do instituto, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e eficiente.

(Com informações da Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Controles Internos)