Notícias
Aula inaugural marca debate sobre ensino para surdos
Lagoa da Confusão
Para marcar o início das atividades deste semestre, o Campus Avançado Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou na última segunda-feira, 1º, uma aula inaugural. O evento teve como temas abordados a realidade dos deficientes auditivos no Instituto e a importância do uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
A intérprete de Libras do Campus Palmas, Aline Albuquerque, participou do evento e ministrou a palestra “Atuação do intérprete de Libras no IFTO: Metodologia para Surdo”. O ex-aluno da unidade, Paulo César, também participou e pode compartilhar com os presentes sobre as experiências como aluno surdo do Instituto e suas conquistas. Ainda na ocasião, a Gerência de Ensino estendeu o convite aos pais dos alunos, oportunizando maior interação entre a família e o ambiente escolar, onde foi explanado informações sobre o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFTO.
Segundo o estudante Eduardo Tranqueira, do curso técnico de Agricultura, abordar o tema é muito importante. “A palestra foi de extrema importância, uma vez que o aluno Paulo César, apesar de todas as dificuldades, conseguiu concluir o curso no IFTO e serviu de exemplo e motivação para os estudantes do nosso campus. A Aline, intérprete de Libras, demostrou ser uma grande parceira do Paulo e foi preponderante no sucesso dele. Além disso, a equipe de ensino apresentou informações importantes sobre os direitos e deveres dos alunos”, destacou.
Para a Lucimara, mãe do estudante Luís Eduardo, do curso técnico de Informática, o evento foi bem motivador. “A partir do depoimento do Paulo, os alunos puderam se incentivar, quando muitas vezes, têm oportunidades e não dão o devido valor. Não importa as barreiras e as dificuldades, mas se houver força de vontade e determinação, consegue-se alcançar os objetivos. Me emocionei muito com a palestra, o Campus Avançado Lagoa da Confusão está de parabéns”, ressaltou.