Brasil
Campus Porto Nacional: Vídeo produzido em disciplina de Espanhol vence competição internacional
09/12/2016

Estudantes do curso de Informática para internet do Campus Porto Nacional vão receber um prêmio por produção que aborda o tema das alterações climáticas.


Por setor de Comunicação e Eventos do Campus Porto Nacional


Nas aulas de Espanhol, ministradas pelo professor Carlos Magno, alunos do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática foram desafiados a criarem vídeos de até cinco minutos, com legendas na língua espanhola, que tratassem de diversas temáticas. Após sorteio, o grupo formado por Antônio Heitor, Hannah Luiza, Keven Lucas, Matheus Antônio e Sofia Torres tinha a missão de trabalhar o tema “meio-ambiente”.


Com texto de Carl Sagan e dublagem de Guilherme Briggs, o resultado foi editado, legendado em inglês e enviado para a Competição Mundial de Vídeo Film4Climate, que convida cineastas de todo o mundo, com idade entre 14 e 35 anos, a criarem vídeos com menos de um minuto ou curtas-metragens/mini-documentários de 1 a 5 minutos que abordem o tema das alterações climáticas.


Em 2016, o presidente do júri da competição e cineasta Bernardo Bertolucci e mais 18 profissionais reconhecidos nas áreas do cinema, da comunicação e do clima, entre eles o cineasta brasileiro Fernando Meirelles, escolheram os vencedores baseados em três critérios: conteúdo, qualidade técnica e criatividade-originalidade-impacto.


E o que parecia distante aconteceu: o vídeo dos alunos do campus, gravado com câmera profissional e de celular, conquistou o primeiro lugar na categoria PSA (< 1min) – grupo etário 14-17! Como prêmio, vão receber um equipamento de vídeo e software. Fruto de uma atividade iniciada em uma sala de aula do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a produção também foi exibida na 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), realizada de 7 a 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos.


Para o professor Carlos Magno, a conquista foi uma surpresa. “Eu não esperava que uma simples atividade de sala de aula pudesse chegar a uma competição tão grande em relação aos muros do Instituto Federal e que também despertasse o sentimento de união do grupo e o interesse deles por essas atividades fora do campus também”, ressaltou.


Experiência

O aluno Antônio Heitor, que pretende fazer graduação na área de Cinema ou Informática, enfatizou que o mais importante desta premiação é a qualidade do júri. “Os meus heróis nos escolheram como vencedores e isso é o que me faz feliz”.


A iniciativa de Antônio Heitor de enviar a produção para a Film4Climate foi reconhecida pelo colega Matheus Antônio: “fizemos o vídeo pensando só em nota e na sala de aula e, graças à dedicação dele, ganhamos o prêmio”.


Quando a atividade foi proposta pelo professor, Hannah Luiza também pensou que era apenas para avaliação da disciplina. “Mas, ao saber do resultado da competição, eu vi que o poder da união, da competência e do talento de cada um fez uma junção para que a gente conquistasse um prêmio mundial e isso é muito legal!”, enfatizou.


A partir dessa vitória, Sofia Torres percebeu que os alunos não podem se limitar apenas ao espaço em que convivem. “A gente tem que abrir o olhar para o mundo e para as oportunidades que existem para a gente aprender mais, ter espírito de união, em resumo, desenvolver o protagonismo juvenil, que está muito forte nos dias atuais. Isso é importante para o meio escolar e para o caráter de cada um que vai ser formado ao longo dos anos”, destacou.


Quer conferir o vídeo do grupo? Então, acesse AQUI.


  Leia mais Noticias


2012 - INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Todos os direitos reservados

Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08

Plano Diretor Sul

Palmas, Tocantins - Brasil

Cep: 77.020-450

(63) 3229-2200