Brasil
Estudantes participam do Coneifto e discutem demandas estudantis
07/12/2016

Por Coordenação de Comunicação e Eventos


Na última semana, o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), sediou o III Congresso dos Estudantes do IFTO (Coneifto). Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), Grêmio Estudantil e pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), o evento congregou diversos momento de discussões sobre as principais demandas da comunidade acadêmica estudantil.

Logo no primeiro dia, os estudantes participaram de palestras, bate-papos e mesas-redondas. Os temas variaram desde protagonismo juvenil a conservação do patrimônio público e uso racional dos recursos disponíveis no instituto, palestrado pelo presidente do DCE, Patrick Sousa, e pelo pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, respectivamente.


Dando continuidade a programação, a equipe gestora do IFTO se reuniu com as lideranças estudantis na tarde da última sexta-feira, 2. O momento objetivou repassar um balanço das atividades realizadas nas unidades do instituto em prol do estudante, bem como possibilitar aos discentes uma oportunidade para sanar dúvidas e apresentar sugestões aos dirigentes.


Após a reunião com os gestores, os congressistas se dividiram em grupos de trabalhos, onde puderam debater sobre a assistência estudantil, diversidade e cultura de paz, e conselho de grêmio. Nesses grupos, foram elaboradas diversas propostas de acordo com a realidade dos conteúdos tratados. Estas, por sua vez, foram levadas ao plenário no último dia do congresso e aprovadas na reunião final.


Entre as pautas desta edição, esteve o lançamento da Cartilha do Movimento Estudantil. O diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, comentou sobre o documento. “Elaborada pela DAE, a cartilha visa responder as dúvidas e perguntas mais frequentes entre os estudantes. Reunimos as informações mais importantes para ajudá-los a criar e se organizar enquanto movimento estudantil”, destacou.


Segundo Patrick Sousa, a realização do congresso é uma oportunidade significativa para a formação dos alunos. “O Coneifto é um importante instrumento para formação político-cultural dos estudantes, visto a realidade do nosso país. Acreditamos que a educação vai muito além do ambiente do instituto”, destacou.


Ao final do último dia de programação, os estudantes elaboraram uma carta aberta com o propósito de destacar os pontos abordados nos três dias de evento, bem como retratar a posição estudantil em relação a conjuntura político-social do país. Para mais informações, confira em anexo a carta aberta aos estudantes e a relação de propostas aprovadas.


  Leia mais Noticias


2012 - INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Todos os direitos reservados

Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08

Plano Diretor Sul

Palmas, Tocantins - Brasil

Cep: 77.020-450

(63) 3229-2200