Brasil
Dirigentes do IFTO participam de encontro com líderes estudantis durante Coneifto e Ifestival
05/12/2016

Da Coordenação de Comunicação e Eventos


A equipe gestora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se reuniu com lideranças estudantis na tarde da última sexta-feira, 2, durante a realização do III Congresso dos Estudantes (Coneifto) e III Festival de Talentos Estudantis do IFTO (Ifestival), no Campus Palmas.


O momento, conduzido pelo diretor de Assuntos Estudantis do IFTO, Higor Lira, teve o objetivo de repassar um balanço das atividades realizadas nas unidades do Instituto em prol do estudante, bem como possibilitar aos discentes uma oportunidade para sanar dúvidas e apresentar sugestões aos dirigentes.


Na ocasião, o reitor Francisco Nairton tratou de esforços da gestão no que diz respeito à aplicação de recursos, segurança e estruturação das unidades. Além disso, solicitou dos estudantes que façam um planejamento e discutam sobre o melhor uso dos repasses financeiros destinados à política de assistência estudantil. “Quero propor que vocês se organizem para debater e sugerir a melhor forma de utilizar os recursos da assistência estudantil em cada campus. Apresentem aos seus diretores as prioridades e como vocês querem que o recurso seja aplicado”, enfatizou.


Nairton também chamou a atenção para a importância da participação estudantil em campanhas educativas, de conscientização nas áreas da saúde, trânsito, preservação do patrimônio, entre outros temas. Com o reitor, participaram os pró-reitores Ovídio Dantas (Ensino), Augusto Cesar (Pesquisa e Inovação), Danilo Gomes (Desenvolvimento Institucional), Paula Karini (Extensão) e Rodrigo Gori (Administração).


Estiveram presentes os diretores Octaviano Furtado (Campus Palmas), Juliana Queiroz (Campus Avançado Pedro Afonso), Marcelo Terra (Campus Gurupi), Paulo Hernandes (Campus Colinas do Tocantins), Jonas Britto (Campus Dianópolis) e o gerente de Ensino Marlon Santos, representando o diretor do Campus Avançado Formoso do Araguaia, Dêmis Menezes.


Dúvidas e sugestões

Os alunos apresentaram questionamentos referentes à acessibilidade, oferta de cursos, processo eleitoral dos gestores, ambientação aos calouros, frequência, participação em eventos, atendimento na área da saúde, entre outros assuntos. Cada gestor apresentou as atribuições de seus setores, respondeu aos questionamentos dos alunos e se colocou à disposição para melhor atender às demandas estudantis.


Programação

Ao longo do dia, além do momento com a gestão do IFTO, dentro da programação do Coneifto, foi promovido um encontro com a Diretoria de Assuntos Estudantis para tratar do reconhecimento de entidades estudantis, sobre como fazer o registro nos cartórios e trâmites para agregar-se a outras associações e entidades nacionais. Foram formados grupos de trabalho e realizados laçamento de cartilha do movimento estudantil e debates sobre cenário político e desafios para educação. Pelo Ifestival, houve mostra de curtas-metragens, oficinas e apresentações de teatro e dança. 


  Leia mais Noticias


2012 - INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Todos os direitos reservados

Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08

Plano Diretor Sul

Palmas, Tocantins - Brasil

Cep: 77.020-450

(63) 3229-2200