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Gestão Pública

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h42, última modificação 04/01/2019 10h47

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 24/10/2018 15h18, última modificação 24/10/2018 15h19

Gestão Pública

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Ana Carolina Nogueira Falcão
E-mail:  cstgespublica.palmas@ifto.edu.br 
Telefone: (63) 3236 4062

Dados Gerais
Grau Tecnologia
Eixo Tecnológico Gestão e Negócios
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo de 6 semestres (3 anos) e Máximo de 12 semestres (6 anos)
Autorização Portaria MEC n.º 391, de 2 de fevereiro de 2006.
Reconhecimento Portaria MEC n.º 109, de 25 de março de 2009.
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n.º 5, de junho de 2017.
Conceito ENADE 3 (2015)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) 3 (2015)
Conceito de Curso (CC) 4 (2015)

Objetivo Geral: 

Formar profissionais capacitados a gerir organizações públicas de forma efetiva, levando em consideração as mudanças sociais e as concepções humanísticas, na busca do equilíbrio permanente entre o desenvolvimento econômico sustentável e a qualidade de vida.

Objetivos Específicos:

O aluno deverá demonstrar os seguintes domínios e competências no desempenho das atividades de Gestor Público, habilitado para as diferentes áreas que propicia o curso:
- integrar o processo de gestão pública no desenvolvimento regional e nacional;
- incentivar o futuro gestor público a familiarizar-se na sistematização de processos de tomada de decisões, através da identificação e análise de problemas, buscando o estabelecimento de prioridades nas áreas de Gestão, Contábil – Financeiro, Meio Ambiente, Sistemas de Informação;
- incentivar no aluno o empreendedorismo com responsabilidade e ética;
- motivar no aluno a reflexão e atuação crítica;
- conhecer as políticas públicas e sociais em diversas áreas economia, cidadania, comunicação, etc;
- assessorar políticos e gestores do alto escalão do governo nas áreas federal, estadual e municipal;
- aplicar corretamente a legislação referente a procedimentos na gestão pública.

  

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h42, última modificação 31/10/2017 09h59

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Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI última modificação 18/01/2019 16h31

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Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 08/04/2019 14h35, última modificação 08/04/2019 15h51
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação

Adão Pinto dos Santos

DE

http://lattes.cnpq.br/3191860200877572

Ana Carolina Nogueira Falcão
40h

http://lattes.cnpq.br/9875465880433840

Anna Paula Soares Rodrigues Araújo

DE

http://lattes.cnpq.br/3531672010611628

Carla Simone Burdzinski

DE

http://lattes.cnpq.br/0733732611141339

Carlos Eduardo Panosso

DE

 http://lattes.cnpq.br/2166135207163629

Cesar de Oliveira Zica

DE

 http://lattes.cnpq.br/2815370159748138

Cintia Souza Dantas da Silva 

DE

 http://lattes.cnpq.br/9028716740653435

Débora Maria dos Santos Castro Silva

DE

http://lattes.cnpq.br/5219660411558432

Edilson Guedes de Almeida

20H

http://lattes.cnpq.br/2029044916270859

Emerson Montenegro Lima

20H

http://lattes.cnpq.br/3976275619963670

Gislene Magali da Silva

DE

http://lattes.cnpq.br/4078120886354321

Joel dos Santos Brandão

20h

http://lattes.cnpq.br/9548267959174420
Joseane Ribeiro de Menezes Granja Junior
 DE

http://lattes.cnpq.br/1913981016212446

Klaus Rene Trein

DE

http://lattes.cnpq.br/3953826764063297

Lourival Gonçalves da Gloria

DE

http://lattes.cnpq.br/4154560592344374

Luiz Antonio Lopes Toledo  
DE

http://lattes.cnpq.br/3366749233716596

Márlio Kleber Venancio Gomes
DE

http://lattes.cnpq.br/0733902836627660

Rafael Tagori martins

20h

http://lattes.cnpq.br/9590282991185732
Raimundo Expedito Pires
DE

http://lattes.cnpq.br/5786000628072029

Richarllison Henrique Pinheiro

40h

http://lattes.cnpq.br/1256229057429419

Robleik Barbosa
DE

http://lattes.cnpq.br/4386866450042084

DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h43, última modificação 06/12/2018 14h56

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Editais

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h43, última modificação 12/04/2019 15h45

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Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h45, última modificação 20/02/2019 17h28

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Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 29/03/2019 11h11, última modificação 29/03/2019 11h40

Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.

Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.

Campus Palmas conta com a Coordenação de  Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena.  E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual,  bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).

Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.

Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.

O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.

A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.

 

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h45, última modificação 08/04/2019 16h18

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