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Matemática

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 04/01/2019 10h47

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 23/10/2018 17h23, última modificação 24/10/2018 11h30

Matemática

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Magno Márcio de Azevedo
E-mail: coordmat@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4085

Dados Gerais
Grau Licenciatura
Área do Conhecimento Ciências Exatas e da Terra
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo de 8 semestres (4 anos) e Máximo de 16 semestres (8 anos)
Autorização Resolução Ad Referendum n.º 001/2009/CONSELHO GESTOR/IFTO, de 9 de junho de 2009 e Resolução n.º 007/2010/CONSUP/IFTO, de 30 de junho de 2010
Reconhecimento Portaria MEC n.º 294, de 8 de julho de 2016.
Renovação de Reconhecimento -
Conceito ENADE 4 (2014)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) -
Conceito de Curso (CC) 4 (2016)

Objetivo Geral: 

O curso superior de Licenciatura em Matemática do IFTO tem por objetivo formar professores para a educação básica na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, possibilitando ao graduado uma visão do conhecimento pedagógico e matemático, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em sua área de atuação, ou em áreas afins.

Objetivos Específicos:

Oferecer, ao longo do processo de formação, situações de aprendizagem que levem o discente à vivência de situações que facilitarão a associação entre o conhecimento adquirido e a prática profissional para:
1º atuar com base numa visão abrangente do papel social do educador e da compreensão da ciência como atividade humana contextualizada e como elemento de interpretação e intervenção no mundo;
2º exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas ideias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Matemática;
3º buscar o conhecimento com autonomia intelectual e nele reconhecer um recurso para a emancipação e possibilidade de maior equalização de oportunidades socioeconômicas; 

4º refletir sobre a prática pedagógica do ensino fundamental e médio da Matemática de forma contextualizada, por meio do aprofundamento teórico dos conteúdos com as atividades didáticas, para uma aprendizagem significativa;

5º elaborar projetos para o ensino fundamental e para o ensino médio coerentes com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais e com a práxis educativa, com consequente melhoria do ensino da Matemática;
6º utilizar tecnologias de ensino compatíveis com o nível de complexidade dos conteúdos de Matemática;
7º realizar atividades científicas desde a produção de textos, práticas laboratoriais e laborais, práticas de ensino, modelos explicativos e projetos de investigação, relacionados com a atuação docente e com a aplicabilidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos na compreensão da Matemática e suas relações sociais;
8º sugerir alternativas de avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, tendo em atenção o discente como sujeito ativo, cognitivo, afetivo e social;

9º utilizar o saber científico e tecnológico, particularmente alguns conteúdos básicos que funcionam como parâmetros de abordagem da realidade e como instrumento para entender e resolver as questões problemáticas da vida cotidiana;
10º compreender a Matemática como uma atividade humana contextualizada, desenvolvendo atitudes positivas, facilitadoras de inserção na sociedade atual.

 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h20

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Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI última modificação 18/01/2019 16h27

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Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 08/03/2019 17h51
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação
Ana Lourdes Cardoso Dias
DE http://lattes.cnpq.br/0668489410854379
Auricelia Alencar Da Silva Fernandes
DE http://lattes.cnpq.br/6274656766271632
Bruna de Fátima Rossetto Reis
40h http://lattes.cnpq.br/9363978729921892
Carlos Eduardo da Silva Santos
DE http://lattes.cnpq.br/5815707716439139
Carlos Eduardo Panosso
 DE http://lattes.cnpq.br/2166135207163629
Cesar De Oliveira Zica    
DE http://lattes.cnpq.br/2815370159748138
Denise Lima de Oliveira
40h http://lattes.cnpq.br/1292820627125742
Edson Luiz Kraemer
DE http://lattes.cnpq.br/5195413984773822
Flavio Antonio Noleto Fernandes
40h http://lattes.cnpq.br/0413092038720395
Francisco Romero Araújo Nogueira
DE http://lattes.cnpq.br/3867777095206607
Humberto José Gama da Silva
 DE http://lattes.cnpq.br/2212352820541063
Jair José Maldaner
DE http://lattes.cnpq.br/8689074015953702
Jamerson Montenegro Lima
  40h http://lattes.cnpq.br/9517576595483941
Jose Ailton Rodrigues Soares
 DE http://lattes.cnpq.br/0494142435983246
Leny Meire Correa Molinari Carrasco
20h http://lattes.cnpq.br/4194573007839691
Magno Márcio de Azevedo
 DE http://lattes.cnpq.br/9273150224818268
Michele Cristiane DielRambo  DE http://lattes.cnpq.br/9995461414291019
Marcelo Rythowem   DE http://lattes.cnpq.br/5061712494939723
Rodrigo Antonio Magalhaes Teixeira  DE http://lattes.cnpq.br/4727902665047605
Rodrigo Carvalho Dias  DE http://lattes.cnpq.br/3438256930029264 
Tiago Bandeira Castro 20h http://lattes.cnpq.br/3222346193411607
Wallysonn Alves De Souza DE http://lattes.cnpq.br/9044733114581611
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h20

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Editais

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h21

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Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h21, última modificação 20/02/2019 16h16

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Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 29/03/2019 10h47, última modificação 29/03/2019 10h48

Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.

Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.

Campus Palmas conta com a Coordenação de  Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena.  E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual,  bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).

Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.

Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.

O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.

A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.

 

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h21, última modificação 16/10/2017 11h21

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