Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 14/10/2019 13h57, última modificação 14/10/2019 13h57

Gestão de Turismo

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Ana Jaimile da Cunha
E-mail: cgturismo.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4028

Dados Gerais
Grau Tecnologia
Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo de 6 semestres (3 anos) e Máximo de 12 semestres (6 anos)
Autorização Resolução Ad Referendum n.º 29/2013/CONSUP/IFTO, de 8 de outubro de 2013, convalidada pela Resolução n.º 60/2013/CONSUP/IFTO, de 15 de outubro de 2013.
Reconhecimento Portaria MEC n.º 574, de 9 de junho de 2017.
Renovação de Reconhecimento -
Conceito ENADE -
Conceito Preliminar do Curso (CPC) -
Conceito do Curso (CC) 5 (2016)

Objetivo Geral: 

O objetivo do Campus Palmas do IFTO, ao oferecer o curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, é atender a uma demanda específica da região relativamente à expansão de atividades em comércio e serviços, desenvolvendo as competências profissionais específicas da área profissional de Turismo e Hospitalidade, de modo a ampliar a oferta de profissionais habilitados e de empreendedores na área, o que trará uma significativa melhoria à qualidade de vida do cidadão palmense.
O Curso pretende formar profissionais éticos, críticos e reflexivos para atuar nas diversas áreas da atividade de turismo (planejamento e desenvolvimento da atividade turística, agenciamento e operações de viagens, transportadoras turísticas, consultorias, hotelaria, organização de eventos, gestão de políticas públicas e promoção
e comercialização de destinos turísticos), contribuindo nos processos de tomada de decisão, integrando equipes de trabalho voltadas para o planejamento e implantação das atividades turísticas de forma sustentável.

Objetivos Específicos:

- Identificar os potenciais turísticos, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional;
- Definir objetivos de planejamento estratégico de negócios e de projetos aplicados ao trade turístico;
- Elaborar estudos de mercado turístico;
- Analisar e avaliar os efeitos positivos e negativos de atividades turísticas;
- Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
- Elaborar projetos de intervenção em áreas de interesse ambiental;
- Diagnosticar, analisar e gerir a infraestrutura de turismo em suas três vertentes: hospedagem, alimentação e transporte;
- Definir e implementar padrões de qualidade no segmento;
- Organizar e administrar os setores internos de estabelecimentos ligados ao turismo, como parques temáticos, pousadas, hotéis, clubes, espaços de eventos, entre outros;
- Definir e liderar equipes de trabalho;
- Atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística, nos segmentos público e privado, organizações não-governamentais e de comunicação, na elaboração de políticas de turismo nas organizações nacionais, estaduais e municipais.

 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso